Bruno Mars conquistou o Brasil com uma série de 14 shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, após uma apresentação inesquecível no The Town em 2023. Além da música e animação, as apresentações em São Paulo se destacaram pela gestão de resíduos: durante as seis noites em que Bruno encantou o público no Estádio Morumbi, foram consumidas, coletadas e encaminhadas para reciclagem 6 toneladas de latinhas de alumínio.
A coleta das latinhas foi realizada pela Rede Sul, que conecta cooperativas para a comercialização de resíduos recicláveis, e pelo programa RedeTransforma, que apoia catadores autônomos. Todo o material coletado foi direcionado para a Novelis, que, segundo Marcos Nascimento, diretor da Rede Sul, valoriza o trabalho das cooperativas e possibilita a inclusão social dos catadores em grandes eventos.
O material reciclável foi transportado para o Centro de Coleta da Novelis em São Paulo, de onde seguirá para a fábrica em Pindamonhangaba, o maior complexo de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis, destacou que a parceria com o RedeTransforma não só valoriza os catadores, mas também ajuda o Brasil a manter sua liderança na reciclagem de latas, com índices superiores a 95% há mais de 15 anos.
A reciclagem do alumínio é particularmente eficiente, pois pode ser feita infinitas vezes sem perder suas propriedades. O ciclo de vida de uma latinha de alumínio dura cerca de 60 dias, desde a compra até sua reciclagem e retorno ao comércio.
Atualmente, a Novelis possui 15 Centros de Coleta espalhados pelo Brasil, um modelo pioneiro que visa aumentar a coleta de latas de alumínio. As cooperativas vendem a sucata de alumínio nesses centros, que é enviada para a fábrica de Pindamonhangaba, responsável pela reciclagem. Com capacidade para laminar 720 mil toneladas e reciclar 500 mil toneladas por ano, a unidade de Pindamonhangaba é o principal complexo da Novelis no mundo.