
Em 1994, foi criada pela Diocese de Taubaté a Paróquia de São Benedito, em Pindamonhangaba. A igreja da Vila São Benedito se desvinculou da Paróquia de São Vicente de Paulo, em Moreira César. Inicialmente, a Diocese concedeu à comunidade o status de pró-paróquia. Somente após a delimitação das divisas foi emitido o decreto que oficializou a criação da nova comunidade paroquial. A unidade pastoral passou a abranger, além da Matriz São Benedito, outras quatro comunidades.
O primeiro pároco, padre José Júlio Azarito, tomou posse oficialmente no dia 19 de março, em uma missa presidida pelo então bispo diocesano, Dom Antônio Afonso de Miranda (1920–2021). A celebração contou também com a presença de membros do clero, autoridades municipais e moradores da Vila.
José Maria da Silva, morador do bairro, fez uma saudação e deu as boas-vindas ao novo pároco em nome da comunidade, a convite do Conselho Paroquial.
As comunidades da Vila São Benedito, do distrito de Moreira César e de todo o município manifestaram grande satisfação com a criação da paróquia, desejando ao padre José Júlio, na ocasião, “muito sucesso e felicidade à frente do difícil cargo de pároco”.
Errata: na última edição da coluna “Da redação, há 30 anos” o nome do radialista Chico de Paula foi publicado de forma errada, o correto é Francisco Carlos de Paula.