
A Prefeitura de Pindamonhangaba está concluindo os serviços de implantação da galeria de águas pluviais na nova avenida que fará a ligação entre os bairros Araretama e Vila Rica.
A ação, executada pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, está entre as últimas etapas de trabalho antes da prefeitura iniciar a pavimentação asfáltica e a construção das calçadas.
De acordo com o secretário de Obras e Planejamento, engenheiro Mateus Moraes, o processo licitatório será aberto nos próximos dias. “Devemos lançar o edital para contratação da empresa nos próximos dias. Deste modo, a concorrência pública será aberta em paralelo ao restante dos serviços de base que estão em execução. Com isso, assim que estes trabalhos finais de base forem concluídos, já poderemos iniciar a pavimentação da via”, explicou.
Os recursos para pavimentação e construção de calçadas, estimados em cerca de R$ 2,5 milhões, serão provenientes da própria prefeitura e também de emenda parlamentar do deputado federal Jefferson Campos.
Antes de iniciar a implantação das galerias, a prefeitura já havia realizado outras ações de drenagem no local. “Ainda faremos as guias e sarjetas, compactação de solo e outros serviços para liberarmos para pavimentação. Ressalto que as ações anteriores ocorreram com trabalhos das nossas próprias equipes da Prefeitura e apoio do Exército”, disse o secretário de Serviços Públicos, José Antonio Ferreira Filho, conhecido como Ju.
Sobre a nova avenida, o projeto prevê aproximadamente 1,2 quilômetro de extensão para o tráfego de veículos, além de ciclovia e calçada. Os serviços começaram em julho de 2024 e visam melhorar a mobilidade urbana de Pindamonhangaba, que já acumula mais de 110 mil veículos licenciados.
A nova avenida possibilitará a criação de uma rota mais curta, rápida e eficiente de ligação entre duas importantes regiões da cidade, além de desafogar o trânsito da rodovia Amador Bueno da Veiga, que liga Pindamonhangaba a Taubaté, e da avenida Alcides Ramos Nogueira, principalmente nos horários de pico.
O prefeito Ricardo Piorino explicou que, nos últimos anos, a cidade cresceu muito em diversos indicadores e continuará em ritmo acelerado de desenvolvimento. “O tráfego de veículos está intenso e precisamos buscar meios para facilitar o deslocamento das pessoas e dar condições para o crescimento da cidade. Essa obra vai reduzir consideravelmente o tempo de deslocamento entre o Araretama e Vila Rica, Lessa e toda a região do Campos Maia, Jardim Resende ou para quem pretende acessar outras áreas próximas. Será um grande marco para a mobilidade na cidade”, destacou.








