Na próxima terça-feira (19), a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) receberá os alunos da escola municipal Frei Orestes Girardi, a última turma de alunos de 2024 do projeto educacional “Trilhos Pedagógicos – História e Cidadania”, em Campos do Jordão. Poucos dias antes, a ferrovia terá completado 110 anos de sua inauguração, ocorrida em 15 de novembro de 1914.
O projeto educacional é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão e atende alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município, onde os estudantes conhecem a história centenária da EFCJ e informações sobre meio ambiente, transportes e segurança no entorno da ferrovia. Neste ano, entre os meses de agosto e novembro, foram recebidas na Estrada de Ferro 22 turmas, de nove escolas, com um total de 475 alunos e seus respectivos professores e auxiliares.
As visitas ocorrem sempre às terças-feiras, com uma turma no período da manhã e outra à tarde. Dias antes da visita, os alunos têm o primeiro contato com a história da ferrovia em sala de aula. Ao chegarem à Estrada de Ferro Campos do Jordão, os estudantes são guiados pelo Centro de Memória Ferroviária e seu acervo com objetos e documentos históricos e um trem movido a gasolina de 1917. Em seguida, embarcam em um bonde elétrico da década de 1930, realizando o passeio de ida e volta entre a estação Emílio Ribas, na vila Capivari, e o portal da cidade.
A ação educacional é realizada em Campos do Jordão desde 2023 e a previsão é que volte a ocorrer no próximo ano. Ela também foi realizada em Pindamonhangaba entre 2017 e 2019. Ao todo, mais de 5.000 alunos foram atendidos no projeto desde 2017.
Estrada de Ferro Campos do Jordão 110 anos
Diferente da maioria das ferrovias, criadas com objetivos comerciais ou de expansão territorial, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada em 15 de novembro de 1914 para proporcionar uma via de acesso para enfermos que buscavam tratamento contra a tuberculose, doença que causou epidemias no país no século XIX e início do século XX. Nessa época, médicos viam no clima de Campos do Jordão qualidades terapêuticas que favoreciam a recuperação de pessoas que sofriam com essa enfermidade. Antes da Estrada de Ferro, a travessia do Vale do Paraíba para o alto da Serra da Mantiqueira era realizada a pé ou sobre animais através de trilhas muito precárias.
Em 1924, a ferrovia foi eletrificada, substituindo as locomotivas a vapor e os trens a gasolina por automotrizes e bondes elétricos. Com o avanço da medicina, remédios e vacinas foram descobertos e, com o tempo, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi se transformando em uma ferrovia com vocação turística. Atualmente, é um dos principais atrativos turísticos da região, com 132.439 passageiros transportados em 2023.