Nesta edição, destacamos a participação de 50 atletas de Pindamonhangaba na fase final estadual dos Jogos da Melhor Idade. A medalha de ouro veio da Natação, com a atleta Maria José de Macedo, que, aos 91 anos, esbanjou vitalidade em sua prova de 25 metros nado livre.
O resultado é importante e se deve a um trabalho árduo de incentivo e acessibilidade para que os idosos pratiquem atividade física. Os benefícios dos exercícios físicos na melhor idade são inúmeros: prevenção da perda óssea, manutenção do tônus muscular, melhora do sistema cardio-respiratório, regulação da glicemia, colesterol e triglicerídeos, entre outros.
A população em geral começa a ter perda de massa muscular e óssea a partir dos quarenta anos, podendo ser agravada com a chegada da terceira idade. Problemas ligados à hipertensão, diabetes e obesidade também se agravam nesta faixa etária. As doenças que mais acometem os idosos são as ligadas ao sobrepeso e sedentarismo, como as cardíacas e o diabetes, e algumas degenerativas.
A atividade física estimula a memória e a coordenação motora dos idosos e, quando aliada ao convívio social com demais colegas, pode levar a uma melhora ou estabilização de certas doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.
Sempre é tempo de começar a usufruir dos benefícios dos exercícios físicos. Para quem ainda não é adepto da prática, primeiramente, é preciso fazer uma avaliação médica. Outra dica é iniciar sempre com moderação em qualquer atividade física, respeitar seus limites e fazer a progressão dos exercícios com cautela, ter boa alimentação, ingerir bastante líquido e dormir bem. Com cuidado e responsabilidade, a atividade física é uma grande aliada na melhora da qualidade de vida de todos, inclusive da população da melhor idade!