Equipes da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, realizaram na quinta-feira (19) um novo mutirão de melhorias técnicas em Pindamonhangaba. Este é o sexto mutirão no município em dois meses, potencializando o trabalho preventivo da Companhia em sua área de concessão.
O mutirão aconteceu das 8h às 17h, e envolveu a poda de vegetação em contato com a rede elétrica nos bairros Ribeirão Grande, Residencial Andrade, Santana e o distrito de Moreira César. Mais de 10.000 clientes residenciais e comerciais foram beneficiados com os serviços.
“Nosso trabalho tem como foco a prevenção. Buscamos reduzir os impactos à rede elétrica provocados pelas tempestades, que passam a ser mais comuns no verão, que começa a partir do próximo sábado (21). Estamos com 10 equipes mobilizadas e dedicadas ao mutirão em Pindamonhangaba”, destacou o gestor da EDP, Claudemir Siqueira.
Os trabalhos de poda da EDP seguem regras técnicas e de meio ambiente para assegurar a harmonia da vegetação com a rede de energia. Os serviços são executados em regime de linha viva, sem a necessidade de interrupção no fornecimento de energia.
A execução dos mutirões foi intensificada a partir de novembro, dentro da programação do Plano Verão 2024/2025 da EDP. São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região. Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.
Ações de poda têm caráter preventivo e também são realizadas de forma regular ao longo de todo o ano em todas as cidades que integram a área de concessão da EDP. Em Pindamonhangaba, por exemplo, de janeiro de 2024 até agora, já foram executadas mais de 9.000 podas de árvores, além da limpeza de mais de 12.700 m² de faixas com vegetação.