Desde o dia 5 de dezembro, o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina está recebendo uma exposição de presépios. As obras, que ficarão expostas até o dia 8 de janeiro de 2024, foram confeccionadas por alunos do Colégio Bom Jesus Externato, como uma forma de comemorar os 800 anos desta tradição.
Como forma de transmitir a mensagem do nascimento do Menino Jesus aos fiéis que não sabiam ler e escrever, São Francisco de Assis, no Natal de 1223, teve a ideia de contar de forma imagética essa história montando pela primeira vez um presépio, cujo significado em latim significa estábulo, manjedoura. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
A iniciativa ganhou popularidade pela Europa e logo foi disseminada pelo mundo, chegando ao Brasil pelas mãos do jesuíta José de Anchieta. Outro relato aponta que, na verdade, o primeiro presépio da história brasileira foi montado pelo frei Gaspar de Santo Agostinho, em Olinda, em 1585.
A exposição no Museu de Pindamonhangaba conta com mais de 20 presépios de vários materiais, como E.V.A, biscuit e palha. O Museu fica aberto de terça a domingo das 9h às 17h, entrada gratuita.