
Referência regional em bem-estar animal, o Cepatas recebeu, na última semana, gestores de Coari (AM) interessados em replicar protocolos de castração e microchipagem. A agenda detalhou fluxos, rotinas e campanhas conduzidas em Pindamonhangaba. Representado pelo secretário de Planejamento, José Freire de Souza Lobo, o município amazonense planeja implantar um castramóvel, iniciativa que se destaca pelos resultados já alcançados em Pinda.
Segundo a diretora do Departamento de Saúde Animal, Andrea Louzada, Pindamonhangaba vem oferecendo suporte técnico contínuo à equipe de Coari. “Estamos compartilhando fluxos, modelos de documentos e a experiência acumulada que embasa nossas campanhas de castração e de identificação eletrônica (microchipagem), que são os pilares do controle populacional e da responsabilização dos tutores. Coari ainda não possui ações estruturadas nessa frente e trabalha para implantá-las a partir do modelo adotado em Pinda”, explicou a diretora.
Durante a visita, a médica-veterinária Monique Rodrigues, proprietária do castramóvel, apresentou todas as etapas operacionais dos procedimentos: triagem e preparo dos animais, protocolos de anestesia e cirurgia, recuperação pós-operatória, registro e microchipagem com integração aos cadastros. Também foram detalhados a logística das campanhas, a organização das equipes e as estratégias de orientação à população.
Para o secretário de Meio Ambiente, Rafael Lamana, “a agenda reforça o papel de Pindamonhangaba como referência em bem-estar animal e exemplifica como o intercâmbio entre cidades acelera a criação de políticas públicas efetivas de controle populacional, saúde pública e proteção dos animais”, disse o secretário.








