Cada vez mais a procura por alimentos naturais e de qualidade vem aumentando. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela revista científica Desenvolvimento e Meio Ambiente, as vendas de produtos orgânicos no país aumentaram quatro vezes nos últimos anos.
Diante disso, o agricultor orgânico de Pindamonhangaba, Cláudio Salgado de Macedo – que começou em 1986 com plantio de arroz na propriedade de sua família, Fazenda Graminha – passou a produzir outros produtos orgânicos. Atualmente, ele produz feijão, milho, sorgo, mandioca, olerícolas, frutas nativas e Panc, e pretende voltar a plantar arroz.
“A quantidade de terra que planto é pouca e existe a necessidade de agregar valores para minha melhor remuneração, já que a produção fica reduzida por estar utilizando adubos orgânicos, sendo o período de preparo da terra e plantação maior que o convencional”, explicou. Segundo ele, existe a procura de todos os produtos, mas cada um tem sua época e cultura do povo, como no verão, quando aumenta a procura por folhas, e no inverno por legumes.
Com tanta experiência no cultivo de várias culturas, Cláudio recebeu um certificado em São Paulo, na Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, representando – como ele mesmo diz – uma conquista dos técnicos das CATI, atuando há muitos anos. “Finalmente, conseguiram a certificação participativa, através de associações e cooperativas. Somos um grupo de produtores que participam auxiliando no trabalho, na roça, como fiscal participativo das garantias, ficando um responsável pelo outro”, salientou.
Mais saúde – Cláudio ainda salientou que essa qualidade na produção dos alimentos se deve ao fato de que atualmente as pessoas estão muito preocupadas com seu bem-estar e qualidade de vida. Isso colabora com o aumento do consumo de alimentos saudáveis, como produtos orgânicos e agroecológicos cada vez mais.
“Com a evolução da agricultura natural, a biodinâmica fez este ano 100 anos de existência no mundo e 50 anos no Brasil. É um conceito que mistura o Agro e o Cosmo. Seguem os ciclos naturais da Terra, utilizando como base um calendário astronômico agrícola, que auxilia no plantio. Utiliza-se das fases da Lua, e preservação do meio ambiente”, enfatizou. Para ele, a agricultura deve estar em harmonia com a natureza, onde o solo funciona como um órgão digestivo e a planta para um solo vivo.
Vale destacar que a propriedade do Cláudio tem um atendimento técnico pela prefeitura de Pindamonhangaba, com a atuação da Patrulha Agrícola e a assistência dos técnicos, para identificar possíveis dúvidas no preparo do solo. Além disso, os produtos da propriedade são comercializados na Feira do Produtor Rural, que acontece uma vez por mês no Parque da Cidade, e também na feira livre, aos sábados.