Maria Resende San Martin, nascida em 20 de agosto de 1932, dedicou quase sete décadas de sua vida ao ensino e à educação. Reconhecida por sua trajetória exemplar, foi homenageada com o título de ‘Mulher de Vanguarda’ pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba.
Sua carreira começou aos 18 anos, logo após formar-se na Escola Normal, hoje ensino médio, conquistando o primeiro lugar em sua turma e iniciando como professora primária no Grupo Escolar Dr. Rodrigo Romeiro. Maria lecionou até sua aposentadoria da rede estadual em 1981.
Com quatro filhos e aos 39 anos, Maria começou sua graduação na Faculdade de Filosofia e Letras de Taubaté, além de participar do Grupo de Pesquisa em Língua e Linguística da Universidade de Taubaté. Sua dedicação à pesquisa resultou em publicações significativas, incluindo um Dicionário de Gramática, que lhe rendeu uma vaga direta no curso de Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo, onde se graduou com distinção.
Tornou-se professora titular na Universidade de Taubaté, ocupando também o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação até 1996. Após aposentar-se da UNITAU, coordenou os cursos de pós-graduação da Faculdade de Música Santa Cecília em Pindamonhangaba até 2010. Maria também foi voluntária na APAE de Pindamonhangaba, interrompendo suas atividades em 2020 devido à pandemia.
Maria Resende San Martin destaca a importância da língua portuguesa em sua vida, ressaltando que ela proporciona sabedoria a todos que leem e escrevem. Atualmente, dedica-se à revisão de livros e outras publicações, além de sua paixão por plantas e flores.