Pindamonhangaba vai sediar o 1º Festival Multicultural Mov.Ocupa – Arte pelo Clima, entre os dias 21 e 23 de novembro, com o objetivo de unir cultura, educação e ação ambiental para promover atitudes sustentáveis em larga escala. O evento, que será gratuito, oferecerá mais de 25 atividades interativas e artísticas, como workshops, exposições, cineclubes e apresentações musicais, com uma estimativa de público de 5 mil pessoas. Ele ocorrerá em diversos locais da cidade, incluindo a Praça 7 de Setembro, e é realizado pelo Instituto Sabiá com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Novelis, via Lei Rouanet, além do apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba.
O festival visa ser um ponto de virada na conscientização sobre a crise climática e promover práticas regenerativas para transformar comportamentos individuais e coletivos. A programação foi pensada para mostrar como adotar hábitos sustentáveis no dia a dia, com ações de economia circular, coleta seletiva, revitalização de carroças de catadores de recicláveis, oficinas de artesanato com materiais reutilizáveis e uma feira de economia criativa e circular.
Dentre as atividades, destacam-se a exposição “Arte pelo Clima”, que traz obras inspiradas pela reciclagem e questões ambientais, oficinas e contações de histórias para crianças e jovens sobre a preservação dos recursos naturais, exibição do documentário “Aretha no Everest”, e uma feira com empreendedores locais que fomentam a economia circular. Também haverá a revitalização de carroças, valorizando o trabalho dos catadores e promovendo o desenvolvimento econômico local.
O festival integra o programa Mov.Cicla, do Instituto Sabiá, que já impactou mais de 100 mil pessoas, incluindo educadores, estudantes, agentes comunitários e catadores, promovendo a conscientização sobre consumo responsável e a gestão adequada de resíduos, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.