Empresa de sucesso é resultado, em grande medida, de profissionais engajados. Engajamento é palavra chave em qualquer planejamento estratégico de negócios, permeando todos os setores de trabalho e etapas de produção da empresa.
Profissionais engajados são imprescindíveis para a sobrevivência, expansão e perenidade do negócio; um profissional engajado e motivado com a causa e missão institucional da empresa proporciona resultados positivos, bem como redução de custos operacionais.
Contudo, após aberto o contrato de trabalho, leva-se algum tempo para desenvolver o “senso de dono” e pertencimento institucional, até que acordar cedo todos os dias para ir trabalhar faça sentido, tanto quanto se empenhar para realizar um objetivo pessoal.
Sob risco de que o trabalho realizado seja um desserviço sem sentido, carregado de estafa, engajamento requer conexão de valor pessoal com a missão institucional, tornando o processo laboral um instrumento de causa sociopolítica e cultural, carregado de emoção, ou seja, enxergar-se em sua produção é tornar-se partícipe da construção da cidadania, bem como responsável pelos rendimentos da empresa.
Entende-se, portanto, que engajamento é algo esperado pela empresa, mas sempre será um ato livre por parte do colaborador, à medida que se sentir parte do processo produtivo, no ambiente de trabalho.
Por parte da empresa, proporcionar-se-á recursos e condições adequadas para o exercício profissional, além de cuidados físico, mental e emocional de cada colaborador, em reconhecimento do valor da pessoa humana, e de que o colaborador é o centro do negócio, responsável pelo destino da empresa.
Nesse sentido, sempre caberá à empresa, por meio da equipe gestora, elaborar, organizar e implementar diretrizes e planos de ação que visem o acompanhamento do colaborador em sua jornada de trabalho, a fim de que práticas e processos produtivos sejam otimizados, com desafios superados e metas tangíveis alcançadas.
Não é difícil se manter engajado no trabalho, no contexto de amparo de feedback bilateral (quando a empresa fala e também escuta o colaborador), com realização de treinamento periódico, concessão de benefícios diversos, plano de carreira por tempo de serviço e resultados, salários atrativos e planos de ação de endomarketing que visem um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso.
Há, portanto, nesse contexto, total condição de se sentir motivado e engajado no ambiente de trabalho, desenvolvendo o “senso de dono” da empresa, resultando na defesa e recomendação do próprio ambiente de trabalho. Sentir-se bem é a melhor propaganda e fala por si só. Engajamento profissional é possível e é para hoje!