Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Mostra de Teatro Acessível debate inclusão social

Nesta semana, Pindamonhangaba recebe a 2ª Mostra de Teatro Acessível, com oficina gratuita na quarta-feira (17) e apresentação teatral na quinta-feira (18). Tudo gratuito.
A 2ª Mostra de Teatro Acessível é realizada pela ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista e escritora, Claudia Werneck, referência internacional no tema da inclusão. O destaque vai para as apresentações do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, criado pela atriz Tatá Werneck e já assistido por mais de 100 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil.
Sempre com muito humor, o grupo encanta pessoas com e sem deficiência com espetáculos em que todos podem participar. Para isso, são disponibilizados oito recursos de acessibilidade, como intérprete da Língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material de comunicação em braile e formatos digitais.
A programação de Pindamonhangaba começa no dia 17 de maio, quarta-feira, com a oficina de teatro acessível, às 18 horas. Já no dia 18 de maio, quinta-feira, às 19 horas, é a vez da apresentação teatral. As atividades acontecerão no Teatro Galpão (av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.750 – Alto do Cardoso). Os interessados em participar das oficinas devem procurar a Secretaria de Educação e Cultura (avenida Fortunato Moreira, 173, centro) ou pelo telefone 3644-1565. As vagas são limitadas.
O projeto conta com o patrocínio da MRS, por meio de lei Rouanet do Ministério da Cultura, e já contemplou municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais, por onde passam os trens da empresa. Em São Paulo, além de Taubaté e Pindamonhangaba, a mostra passará pelas cidades de Aparecida e Cubatão, na última semana do mês de maio. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.
Em Pindamonhangaba, a mostra tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Departamento de Cultura.
Inclusão e
acessibilidade
“É preciso sensibilizar toda a sociedade, incluindo a classe artística e o poder público, para que sejam incorporadas práticas inclusivas, previstas na legislação, na área da cultura. A mostra não tem o objetivo de garantir apenas que pessoas com deficiência estejam nas plateias, mas que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam fruir e participar das produções com total dignidade”, defende Claudia.
“Os Inclusos e os Sisos” surgiram em 2003, a partir da iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade. Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo. Atualmente, o grupo conta, entre outros, com Diego Molina (roteirista do programa Zorra, da Rede Globo) na direção e com a atriz Louise Marrie (novela Terra Prometida, da TV Record). “Para a grande maioria de pessoas com deficiência, os nossos espetáculos são as primeiras e únicas oportunidades de irem ao teatro. Estamos somente cumprindo o que manda a legislação, mas, como é tão raro, torna-se extremamente gratificante para nós”, afirma ela.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
04:17, am, setembro 11, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Edital 10331

Edital 10331

10 de setembro de 2025
Edição 10331

Edição 10331

10 de setembro de 2025
PAT divulga novas vagas de emprego

PAT divulga novas vagas de emprego

10 de setembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio