O sistema educacional assim como outros setores da sociedade está passando por mudanças, seja por necessidades, pelas tecnologias ou por comportamento humano. Esses três tipos podem estar relacionados e, de certa forma, se desenvolvem juntos. A exemplo disso a tecnologia pode auxiliar as mudanças comportamentais e ajudar nas necessidades da sociedade. Muitas vezes, a tecnologia protagoniza as mudanças da sociedade de forma evolutiva, como poder ser visto atualmente com o auxílio da internet, através dos meios de comunicação somado a evolução constante dos sistemas de mobilidade urbana. Tais situações moldaram as gerações atuais e levaram profissionais de gerações anteriores a saírem da “zona de conforto”.
No entanto, o ser humano está tendo que se adaptar. E essas mudanças podem ser mais digeridas para os jovens e dificultosas para outras gerações. Entretanto, este fato pode não ser regra geral pois, não foi considerado aqui, aspectos culturais e climáticos que podem estender este assunto. Tais transformações são de forma revolucionárias e sistemáticas, porém, é fato que a sociedade e o mercado de trabalho passam cada vez mais a exigir outros componentes para acompanhar essa “metamorfose ambulante”.
Neste contexto, o sistema educacional passou também a se movimentar perante essas novas exigências, pois alunos que estão buscando apenas formação técnica estão tendo dificuldades de se manter no mercado de trabalho. As empresas atualmente estão buscando colaboradores com formação integral, exigindo habilidades e competências abrangentes e humanitárias. Essa formação integral passa por habilidades que no ensino tradicional não são contempladas, ou seja, aprendizagem visando somente a formação técnica. Essas habilidades podem ser de maneira geral: liderança, domínio de conflitos, criatividade, pró-atividade, resolução de problemas a partir de formação de equipes e pensamento crítico. As empresas e outros setores da sociedade que buscam competitividade estão cada vez mais exigindo a integralidade entre setores que eram separados, ou até inexistentes, tais como ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, conhecido como uma sigla em inglês “STEAM”.
A Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba – FATEC tem demonstrando que está neste caminho e que sua adaptação aos novos métodos de ensino seria muito importante para nossos alunos. A FATEC Pindamonhangaba então, adaptou-se de forma estrutural as essas tendências, pois a instituição possui laboratórios de todos os níveis de aprendizagem, tanto para formação de competências técnicas quanto para a formação dessas habilidades. Os sistemas educacionais utilizados pela nossa instituição são modelos ou metodologias ativas de ensino que, conforme as técnicas adotadas, ajudam na contemplação integral dos nossos alunos.
Uma das técnicas abordada atualmente pela instituição é a aprendizagem baseada em times, “TBL”, técnica que na qual se trabalham os problemas e os conteúdos expostos pelo professor por meio de discussão entre os componentes do próprio grupo e entre os grupos. O papel do professor seria de um mediador e o conhecimento é adquirido por meio de livros, artigos e pesquisas na internet, além da orientação do próprio professor. Porém, antes de ocorrer as discussões pré-agendadas, o professor da disciplina faz uma avaliação dos alunos para ser dimensionado o nível do conhecimento já adquirido. Depois desta pré-avaliação, os alunos estariam prontos para discutir os assuntos sob a dinâmica do DNA da metodologia ativa de aprendizagem, ou seja, os “por quês”. Outras técnicas estão sendo trabalhadas também, tais como, aprendizagem baseada em projetos (PBL), sala invertida e aprendizagem baseada em problemas. Todas essas técnicas têm como objetivo principal motivar os nossos alunos a se tornarem os protagonistas dentro das disciplinas, proporcionando a maximização da absorção dos conteúdos abordados em sala de aula e nos laboratórios, construindo assim habilidades necessárias para sua formação integral. Os nossos professores são constantemente capacitados por meio cursos e palestras focadas nessas novas metodologias de ensino para atender cada vez mais as exigências do mercado de trabalho e da sociedade.
Portanto, a escolha por instituições de ensino que abordam metodologias ativas na estrutura educacional pode ajudar os formandos na busca por novas oportunidades no mercado de trabalho.