A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente / Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, está realizando o censo para o saneamento rural no município.
Os trabalhos, iniciados em novembro de 2024, têm como objetivo coletar dados para compor o diagnóstico e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural, visando informações fidedignas para propor a extensão ou implantação da rede pública de saneamento básico, ou ainda a implantação de sistemas alternativos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A programação das visitas é divulgada semanalmente com faixas em locais estratégicos e carro de som, informando os bairros que receberão os pesquisadores.
Esta semana, a equipe já passou pelos bairros do Rodeio, Itapeva, Oliveiras e região do Trabiju, com visitas previstas para as Bicas e Piedade (quarta-feira), Mandú e Maçaim (quinta-feira), além de Cruz Grande e Cruz Pequena (sexta-feira). Desde o início, foram realizadas 285 visitas em propriedades rurais, com 130 questionários respondidos, 128 ausências e 27 recusas. O secretário Rafael Lamana reforça a importância de os moradores receberem os recenseadores, que são identificados por uniforme, crachá e carro adesivado, com dúvidas podendo ser esclarecidas pelo telefone 3550-0034.
O Plano de Saneamento Rural conta com mais de R$ 200 mil em recursos do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, permitindo ganhos ambientais, melhoria na qualidade de vida e o cumprimento do marco do saneamento básico, além de ferramentas para buscar novos investimentos na zona rural.