Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Masterplan apresenta proposta de remodelação e melhorias para Parque da Juventude

Divulgação. Prefeito Dr. Isael Domingues exibe projeto Masterplan que reestrutura e otimiza as áreas do Parque da Juventude

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, apresentou dia 19 de julho o projeto Masterplan que propõe a reestruturação e otimização das áreas do Parque da Juventude.
A empresa Evoluir, responsável pelo projeto, apresentou um vídeo e várias imagens das áreas atuais e proposituras futuras para o Parque da Juventude, que fica junto ao Aeroclube. Dentre várias propostas de melhorias inseridas no projeto estão a criação de áreas de quadras, ciclovias, playground, pista de caminhada, novos lagos, área de apoio para alimentação e sanitários, estrutura com materiais sustentáveis, torres-mirante, área de eventos, pistas de mountain bike, motocross e rally off road, entre outros, que possibilitam o desenvolvimento do turismo e investimento econômico no local.


De acordo com o arquiteto Nicolas Le Roux, da Evoluir, as propostas priorizam edificações integradas com a natureza, construção sustentável assim como sua manutenção ao longo dos anos, sendo preparado para coleta de águas de chuvas, energia fotovoltaica, tratamento de esgoto através de jardins filtrantes, entre outras soluções sustentáveis. Também haverá uma grande área a ser reflorestada com vegetação nativa, fazendo com que 60% de área com vegetação restaurada no Parque da Juventude.


A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, disse que o Masterplan é uma ideia conceito de como pode vir a ser o Parque da Juventude. “O masterplan visa entender as características e vocações das áreas do Parque. Agora, realizada a apresentação do projeto, podemos trabalhar na elaboração dos projetos executivos e detalhados das futuras intervenções e posteriormente na captação de recursos e busca de parceiros para viabilização das melhorias”. De acordo com ela, “as soluções apresentadas visam contemplar meio ambiente, esporte, lazer, cultura, turismo e proporcionar um ambiente que acolha a todos e traga mais qualidade de vida à população. A empresa analisou aspectos de topografia, vegetação, solo e a estrutura existente”, completou. Ela acrescentou ainda que, nessa proposta, regenerando a vegetação existente, priorizando as espécies nativas, foi estabelecido que 60% da área total vai ser destinada a este tipo de intervenção.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, destacou a geração de empregos e investimentos que podem ser realizados pela iniciativa privada no Parque da Juventude, por meio de parcerias.


O prefeito Dr. Isael Domingues destacou diversas áreas da cidade que foram revitalizadas e transformadas em espaços esportivos e de lazer, como a praça do Campos Maia e a praça da Cirb, no Araretama, por exemplo. “Seguimos nessa linha buscando devolver a cidade para o cidadão, buscando projetos estruturantes para o Parque da Juventude. Por meio do projeto teremos um contorno profissional, não só atrativo para a cidade, lúdico e alegre, mas com o viés do desenvolvimento econômico e turístico. Pindamonhangaba está cada vez mais linda e próspera e não vamos parar de seguir esse ritmo. Vamos transformar Pinda em uma cidade referência para o Vale do Paraíba”, garantiu.


Diversos secretários participaram do evento, bem como os vereadores José Carlos Gomes – Cal (presidente da Câmara), Magrão e o presidente da Câmara Norbertinho.


O Masterplan do Parque da Juventude pode ser conferido no canal Youtube Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do link https://youtu.be/4OgbLDRQ7pg.

Divulgação. O novo projeto terá um viés do desenvolvimento econômico e também turístico, salientou o prefeito Dr Isael Domingues
loader-image
Pindamonhangaba, BR
20:13, pm, junho 22, 2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 5 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais