Colaboração Rafaela Fernandes
Neste domingo é o Dia das Mães e sabemos o quanto as mães se dedicam aos seus filhos, é muito amor e cuidado envolvidos. No reino animal isso não é diferente, muitas mamães também trabalham muito para criar seus filhotes e os exemplos são os mais variados.
Já viu um filho sendo criado na “bolsa”? É assim que faz o canguru. A relação de uma mãe canguru e seu filhote é incrivelmente especial. Os filhotes de canguru nascem pequenos e muito frágeis. Eles imediatamente se dirigem para a bolsa da mãe, onde se desenvolvem. Dentro da bolsa, eles recebem calor, proteção e nutrição vital do leite materno. A mamãe canguru é extremamente cuidadosa e protetora com seu filhote, garantindo seu bem-estar até que esteja pronto para enfrentar o mundo lá fora.
Outra mamãe cheia de cuidados e dedicação com seu filhote é a ave. A mamãe passarinho, de diversas espécies, também protege seus pequenos dos perigos e os ensina a voar e a se alimentarem por conta própria. A mãe do passarinho desempenha um papel vital no crescimento e na sobrevivência de seus filhotes, mostrando o caminho até que estejam prontos para enfrentar o mundo por si mesmos. Já entre os elefantes, mesmo sendo maiores, há muito cuidado também com os filhotes, e como vivem em manada, as outras mamães do grupo se ajudam nos cuidados dos elefantinhos.
Independente da espécie, toda mãe é dedicada. Com elas, os filhotes aprendem a andar, a comer, se comunicar e a se defenderem, são cuidados e protegidos até terem autonomia para encarar o mundo. Com o amor materno, os pequenos crescem fortes e preparados para isso.
Feliz Dia das Mães para todos os tipos de mamães.