Do you speak English? ¿Hablas Español?
Hoje em dia, fazer uso da língua inglesa de forma fluente, já é esperado no mercado de trabalho. É previsível que o colaborador domine um segundo idioma – neste caso, o inglês. Consequentemente, o diferencial vem para aquela pessoa que já esteja caminhando para o domínio de uma 3ª língua, que no caso do Brasil, a tendência é o Espanhol.
Inseridos nesse contexto de internacionalização, o Centro Paula Souza (CPS) entende que a inclusão de Línguas Estrangeiras nas matrizes curriculares dos cursos oferecidos, seria necessário para atender ao mercado de trabalho cada vez mais globalizado, além de cumprir as diretrizes linguísticas e de internacionalização da instituição, e também para formar profissionais cada vez mais competitivos.
O projeto de inserção de línguas estrangeiras começou em 2008, quando o coordenador da Unidade de Ensino Superior do CPS (Cesu) fez uma revisão nos cursos. A fim de unificar a carga horária em 2400 horas, incluiu inglês e espanhol nos cursos, conforme necessidade detectada no mercado. A partir daí, as línguas começaram a ter uma coordenação e uma orientação específicas para a abordagem comunicativa, com trabalho focado nas quatro habilidades (ler, escrever, ouvir e falar). Atualmente, cerca de 85% dos cursos oferecem pelo menos 1 semestre de língua estrangeira.
No momento, o CPS conta com mais de 250 professores de Inglês e quase 70 professores de espanhol nas mais de 70 unidades das Fatecs instaladas no Estado de São Paulo. O aluno ingressante, após aprovação no vestibular e confirmação da matrícula realiza um teste de nivelamento, que indica qual é seu nível de proficiência no idioma. Comprovando o domínio da língua, o aluno é dispensado de cursar as disciplinas de inglês e/ou espanhol. A cada semestre, são aplicados cerca de 10 mil exames de nivelamento de inglês e cerca de 2 mil exames de espanhol. Até agora, já foram aplicados mais de 200 mil testes no total.
O Centro Paula Souza, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER) também oferece programas de intercâmbio tanto para alunos, quanto para professores e funcionários para diversos destinos como: Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, Espanha, Irlanda e Argentina. A Arinter visa promover a cooperação entre o CPS e as universidades, empresas e centros de pesquisas internacionais. Por isso, hoje estão em vigor 67 acordos e dois protocolos de intenção internacionais (instituição polonesa Czestochowa University of Technology e a sul-coreana Chungnam National University), assim como um convênio com o Santander Universidades.
O Núcleo de Estudos da Linguagem (NELF) é o setor responsável pela manutenção dos idiomas na Fatec Pindamonhangaba. Nos cursos de Processos Metalúrgicos, Manutenção Industrial e Processos de Soldagem há 4 semestres de inglês; os cursos de Gestão Empresarial e Gestão de Inovação e Negócios contemplam 6 semestres de inglês e 2 semestres de espanhol; já o curso de Projetos Mecânicos, após reestruturação da grade curricular, agora também está com 2 semestres de inglês.
A Fatec Pindamonhangaba, de forma específica desenvolve um programa especial, autoral e diferenciado. É oferecido aos alunos um curso de inglês extracurricular (English for Speaking) com duração de 3 semestres e foco na conversação; além disso, há promoção de eventos internos como o “English tea”, entrevistas com estrangeiros; apresentação de aulas com Plickers e outras ferramentas de tecnologia. A Fatec Pindamonhangaba também é Centro de Aplicação de testes de proficiência como Test of English for International Communication (TOEIC) e Test of English as a Foreign Language (TOEFL) que é fornecido gratuitamente ao corpo docente, discente e administrativo. A unidade conta com 4 professoras de inglês e 1 de espanhol nas disciplinas de línguas. Todavia, parte do corpo docente também é fluente não somente em inglês e espanhol, mas também em alemão, francês e italiano, o que permite aos alunos uma visão cada vez mais ampla de crescimento dentro de sua área de atuação.