Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

LEITURA E DIÁLOGO: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO E A CIDADANIA

Nos últimos 25 anos presenciamos o surgimento e popularização de tecnologias que facilitam o nosso dia a dia. Da comunicação instantânea, às ferramentas de inteligência artificial, dificilmente passamos um dia sem utilizar tais tecnologias. Porém, em meio a tanta inovação um objeto permanece como fonte de conhecimento: o livro.

Muito além de ser uma fonte de informações, a leitura, seja a acadêmica, a jornalística ou a de lazer, permanece como fonte inesgotável de diálogo. A biblioteca da FATEC Pindamonhangaba tem reforçado, ao longo dos anos, o papel essencial da leitura como ferramenta de desenvolvimento intelectual e transformação social.

Alguns autores nos ajudam na tarefa de pensar a relação entre a leitura e o diálogo. Antonio Cândido, importante crítico literário, coloca a literatura como um direito humano fundamental para a formação da identidade, do senso crítico e da humanização, este último sendo fruto da abertura à compreensão e da empatia que o diálogo literário nos proporciona. Para Cândido, a literatura não é um mero luxo, mas uma necessidade existencial do ser humano, essencial para a construção social, sendo um direito que deve ser garantido a todos.

Outra autora que nos traz a relação fundamental entre diálogo e leitura é a antropóloga Michèle Petit, que pesquisa o impacto das bibliotecas e dos clubes de leitura e utiliza a metáfora da leitura como hospitalidade, na qual os livros acolhem o leitor e em troca o leitor os acolhe e se transforma, em diálogo com o mundo exterior, gerando como produto uma conduta mais crítica e ética.

Neste contexto, as bibliotecas vão muito além de um local que organiza, guarda e disponibiliza as informações, servindo também como um ponto de encontro para as ideias, debates e experiências que enriquecem a formação de graduandos, professores e seus demais frequentadores. A biblioteca da FATEC Pindamonhangaba, além de prestar suporte aos cursos superiores de tecnologia e cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos gratuitamente, está aberta a todos os munícipes que buscam nos livros uma oportunidade para o diálogo.

Ao valorizar a leitura e o diálogo, a FATEC Pindamonhangaba reafirma seu compromisso com uma formação que ultrapassa os limites técnicos e alcança dimensões humanas e sociais. Afinal, ler é aprender a ouvir; dialogar é aprender a conviver. E ambos são pilares fundamentais para a construção de profissionais mais conscientes e cidadãos mais participativos.

Fatec Pinda

loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:14, am, dezembro 16, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio