Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

LAR DA CRIANÇA “IRMÃ JÚLIA”: CASA DE ACOLHIMENTO, ABRIGO DE AMOR

O início dos trabalhos do Lar da Criança “Irmã Júlia” ocorreu em 28 de abril de 1959. Mas o sonho de construir essa casa de acolhimento de crianças e adolescentes é de muito antes, cultivado na alma de Maria Benedicta Cabral San Martin, sua idealizadora, e partilhado com o esposo Agostinho San Martin Filho (Tininho) e as filhas Dirce, Helena, Elza, Ignez e Júlia.

À época, Pindamonhangaba possuía três casas de amparo a menores: o Lar São Judas Tadeu e o Aprendizado Agrícola, para meninos; e a Casa Pia São Vicente de Paula, destinada a meninas.

Antes da construção do Lar, Benedicta procurou conhecer instituições congêneres do interior paulista e da capital e, só depois, iniciou a busca pelo terreno e pela cooperação financeira de parentes e amigos que se dispuseram a ajudá-la. Em tempo recorde, Benedicta e Tininho finalizaram a obra, que passou a atender crianças de ambos os sexos, na Rua São João Bosco, 744.

A exemplo dos patriarcas, outros membros da família Cabral San Martin dedicaram-se ao trabalho voluntário em prol do Lar da Criança “Irmã Júlia”, ocupando cargos na Diretoria da entidade espírita, promovendo a caridade fraterna e o bem social. Entre eles, de modo especial, recordamos Ignez San Martin de Abreu, que se dedicou, por mais de 50 anos, aos trabalhos no Lar, tendo sido agraciada com o título de Presidente Honorária da instituição.Clóvis, Demétrio e, atualmente, Kátia também aceitaram o desafio de presidir o Lar e, cada um a seu tempo, mantiveram aceso e luminescente o sonho de seus avós.

A rede de apoio a esse valoroso projeto social conta ainda com associados que contribuem financeiramente ou com a disponibilidade de seu trabalho, além de empresas e pessoas físicas que destinam uma dedução do seu imposto de renda à entidade.

Em 1990, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Lar passa a fazer parte do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade,por meio de Chamamento Público pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba. Desde então, executa um acolhimento provisório e excepcionalde crianças e adolescentes em risco pessoal e social, cujas famílias se encontram temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção.

É imprescindível destacar que Benedicta, ao idealizar essa casa de acolhimento, homenageou a própria mãe – Júlia de Alvarenga Cabral -, com quem experenciou a caridade, pois, sendo a mãe profunda conhecedora de ervas medicinais, levava a filha de casa em casa, socorrendo doentes e moribundos, amparando-os na dor física e espiritual, praticando essa virtude teologal que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante.

Desde os seus primórdios, o Lar foi edificado sobre essa rocha inabalável da caridade. Nestes 63 anos de existência, abrigou centenas de crianças e adolescentes pindamonhangabenses que careciam de alimento, roupa, estudo, tratamento médico e dentário, respeito e amor.

Na maletinha de ervas da Dona Júlia Cabral, como que por milagre, sempre houve e sempre haverá aquilo de que seus assistidos precisam! E até hoje tem sido assim! Sua filha Benedicta, suas netas e seus bisnetos têm prosseguido o seu trabalho em prol de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, até que eles possam ser reintegrados às suas famílias, ou, em última instância, por decisão judicial, levados à adoção.

“O Lar não tem singular, é um trabalho no plural”, afirma Kátia San Martin. Entretanto, essa ação plural do Lar da Criança “Irmã Júlia” reverbera no singular: acolhe, abriga, alimenta, ensina, protege e, sobretudo, reescreve histórias de vida com a tinta divina doAMOR.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
22:32, pm, setembro 12, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 103

Tribuninha N° 103

12 de setembro de 2025
Edital 10333

Edital 10333

12 de setembro de 2025
Edição 10333

Edição 10333

12 de setembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio