
Pindamonhangaba segue se destacando no 27° Jogos da Melhor Idade (JOMI). Nesta edição, os jogos estão sendo distribuídos entre diferentes cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sem uma sede única, como ocorreu em anos anteriores. Pindamonhangaba é uma das cidades-sede e está responsável por receber quatro modalidades, entre elas, a dança de salão e o vôlei adaptado.
Entre os dias 23 e 25 de maio, os atletas do município demonstraram talento, dedicação e espírito esportivo nas competições realizadas nos centros esportivos da cidade, como João do Pulo e Juca Moreira, na Quadra Coberta e no Clube Paineiras. Na sexta-feira, no Clube Paineiras, o casal Benedito Barbosa e Maria Helena conquistou o primeiro lugar na categoria B da Dança de Salão, elevando o nome da cidade com uma apresentação marcante e emocionante.
No sábado, o vôlei feminino B estreou com vitória sobre Franco da Rocha por 2 a 0, mas foi superado por Guarulhos pelo mesmo placar. Já o vôlei feminino A venceu as duas partidas do dia, 2 a 0 sobre Taubaté e 2 a 0 contra Suzano, garantindo vaga na semifinal. O vôlei masculino A manteve bom desempenho no domingo, vencendo Ubatuba e Ilhabela por 2 a 0, e o vôlei masculino B também superou Guarulhos pelo mesmo placar e avançou à semifinal.
Em Suzano, na segunda-feira, a modalidade de natação trouxe ainda mais alegria à delegação de Pindamonhangaba. Dona Maria José, com seus 92 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria G, esbanjando estilo e simpatia na piscina. No resultado geral, Pindamonhangaba ficou em quinto lugar na categoria feminina e em quarto lugar no masculino. A programação do JOMI segue nesta semana com atletismo, tênis e tênis de mesa na terça-feira, em Suzano, e em Pindamonhangaba, a modalidade de coreografia, no sábado.
Enquanto o JOMI movimentava o município, as decisões dos campeonatos de futebol também agitaram o final de semana, consagrando Ferroviária, Cidade Jardim/FFDÉF, Comercial e ADC Grêmio como campeões em suas respectivas categorias. No sábado, a decisão da categoria Sub-11 foi bastante equilibrada entre Cidade Jardim/FFDÉF e Ferroviária. O primeiro tempo terminou empatado. No início do segundo tempo, Breno abriu o placar para o Cidade Jardim, mas Samuel empatou para a Ferroviária. A decisão foi para os pênaltis, onde a Ferroviária venceu por 5 a 4. Breno, do Cidade Jardim, e Samuel, da Ferroviária, foram os artilheiros, e Murilo, também do Cidade Jardim, foi eleito o melhor goleiro.
Na sequência, a decisão do Sub-15 trouxe ainda mais emoção. Fluminense e Cidade Jardim/FFDÉF fizeram uma partida bastante disputada, com muitas chances criadas. O FFDÉF aproveitou um vacilo da defesa adversária e, com Kauê Felipe, marcou o gol que garantiu a vitória por 1 a 0. Felipe Kauê foi o artilheiro do campeonato e Thales, do FFDÉF, o melhor goleiro.
No domingo, as decisões continuaram com a final do Sênior 40 entre Comercial e Estrela. Em um jogo equilibrado, as duas equipes buscaram mais o ataque no segundo tempo, e, após uma desatenção da defesa do Estrela, Ângelo, de pênalti, marcou o gol da vitória e do título para o Comercial, que se sagrou bicampeão da categoria. Ângelo foi também o artilheiro da competição, com 12 gols, e a equipe do Vila São José teve a melhor defesa, sofrendo apenas cinco gols em todo o campeonato.
Na sequência, foi a vez da decisão da Segunda Divisão. Em um jogo movimentado e com muitas faltas, ADC Grêmio e Ramos disputaram cada lance com muita intensidade. O ADC Grêmio levou a melhor, vencendo por 2 a 1 e ficando com o título. Luís Guilherme, do Ramos, foi o artilheiro, com oito gols, e o ADC Grêmio teve a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos. A decisão contou com a presença ilustre do ex-jogador Aloísio Chulapa, que prestigiou a partida e interagiu com os atletas e torcedores.
O secretário de Esportes e Lazer, Alcides Barbosa Júnior, destacou que o JOMI é muito mais do que uma competição esportiva, sendo um espaço de convivência, superação e celebração da vida. “Nossos atletas são exemplo de garra e inspiração para toda a cidade”, afirmou Ju. Ele também parabenizou todas as equipes do futebol amador pelos jogos emocionantes, que movimentaram a cidade e valorizaram ainda mais o esporte local.