A Prefeitura de Pindamonhangaba comunica aos contribuintes que o IPTU Digital 2025 já está disponível para impressão ou pagamento no site da Prefeitura. Além do IPTU, estão disponíveis também o ISS Fixo, Taxa de Localização e Funcionamento, dentre outras taxas.
O carnê digital, com todas as informações sobre o imóvel, prazo de vencimento e pagamento parcelado, pode ser acessado pelo link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/iptu-digital, onde o contribuinte será direcionado para o portal IPTU 2025. Lá, deverá informar a sigla cadastral do seu imóvel. A ação é rápida, prática e segura, podendo ser realizada pelo computador, tablet ou celular, proporcionando conforto e facilidade.
Desde 2022, Pindamonhangaba não trabalha mais com o carnê físico, o que proporcionou grande economia para os cofres públicos e maior praticidade ao cidadão. Munícipes com dificuldade em acessar a plataforma pelo site da Prefeitura ou que não conseguem imprimir o carnê podem se dirigir à praça de atendimento na Prefeitura ou na Subprefeitura do Distrito de Moreira César, onde serão orientados e receberão informações sobre como acessar o carnê 2025.
Cadastramento
Quem realizou o cadastramento digital com as informações pessoais do proprietário receberá o carnê digital pelo e-mail cadastrado. Quem deseja atualizar o cadastro ou acessar pela primeira vez pode fazê-lo através do link https://siapegov.pindamonhangaba.sp.gov.br/pmpinda/websis/siapegov/arrecadacao/recad/recad_pessoa.php.
Para 2025, a Secretaria de Finanças e Orçamento emitiu 86.458 mil imóveis cadastrados. Como nos anos anteriores, o vencimento da primeira parcela ou cota única será dia 15 de março. Caso o dia 15 de março seja um sábado, o pagamento poderá ser feito normalmente no dia 17.
Quem desejar pode antecipar o pagamento, tendo em vista que o boleto já está disponível. Quem pagar à vista terá 10% de desconto. Para pagamentos em duas vezes, será concedido 5% de abatimento. Para pagamentos em mais parcelas, haverá 2% de desconto, desde que o tributo seja pago em dia.
O IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 65,27 – metade da UFPM (Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba), fixada em R$ 130,53.