Criado para impulsionar o empreendedorismo, o Hub Coworking foi entregue na terça-feira, dia 30, no Bosque da Princesa. A Prefeitura de Pindamonhangaba transformou o antigo espaço da biblioteca municipal em um ambiente com 24 estações de trabalho, banheiros, sala de treinamento, área administrativa e recepção. Além disso, o projeto inclui um deck para os visitantes apreciarem o rio Paraíba do Sul.
O local recebeu o nome de Eduardo Guaycuru San Martin, que realizou inúmeras ações sempre voltadas à educação e cultura em Pindamonhangaba. Foi diretor da Associação Atlética Ferroviária e do Clube Literário. Tinha como hobby filmar e fotografar, reunindo inúmeros momentos da história de Pindamonhangaba que posteriormente foram doados à prefeitura de Pindamonhangaba. O local que hoje é o coworking foi um restaurante que teve o homenageado como proprietário e também foi diretor de Educação no mesmo prédio. Teve dois filhos: Eduardo e Heloisa. Faleceu em 2 de julho de 2002, com 76 anos. O filho Eduardo San Martin agradeceu a homenagem e salientou a importância da continuidade de bons projetos na cidade, como o Hub Coworking.
Conectividade
A conectividade é a palavra de ordem em 2024. Os espaços de coworking estão se tornando verdadeiros hubs de inovação, com tecnologia de ponta. O novo coworking cria ambientes ideais para profissionais que buscam flexibilidade, inovação e uma comunidade de colegas inspiradores.
O novo coworking vai fornecer às startups uma consultoria com profissionais especializados, oferecendo aos novos empreendedores ações para a organização e gestão dos novos negócios. A prefeitura também vai organizar uma comissão para que sejam implementadas novas ações em cada secretaria, com formadores e replicadores destas ações, para que sejam aplicadas em toda a cidade. A nova obra pretende perpetuar um modelo de gestão em todos os espaços públicos de Pindamonhangaba.
Com a inauguração, será aberto um chamamento público e as startups interessadas em utilizar o coworking poderão apresentar seus projetos. Um grupo de especialistas de diferentes áreas selecionará os 10 projetos que serão incubados. A incubação durará um ano, com dois ciclos de aceleração de seis meses cada, podendo ser estendida por mais um ano.