Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Hitachi Energy anuncia hoje nova fábrica de transformadores em Pinda

A Hitachi Energy, líder global em tecnologias para eletrificação e redes de energia, vai anunciar hoje o início da construção de uma nova fábrica de transformadores de energia em Pindamonhangaba. A planta faz parte de um investimento de aproximadamente US$ 200 milhões no Brasil, com cerca de 80% desse valor sendo destinado à construção da nova unidade, no km 85 da Dutra, no Distrito de Moreira César.

A instalação representa um passo estratégico para o desenvolvimento da infraestrutura energética do Brasil.

Há um ano a empresa vem negociando com a Prefeitura de Pindamonhangaba. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram ofertados os benefícios legais como isenção de impostos municipais (IPTU e ISS) por 15 anos, bem como celeridade na análise do projeto de construção e tratativas com empresas concessionárias de água, energia, dentre outras.

O prefeito Ricardo Piorino agradeceu os investimentos anunciados pela multinacional e destacou que essa instalação irá aumentar ainda mais a renda do município que hoje já tem o maior PIB per capita do Vale do Paraíba. “A empresa demonstra grande comprometimento com a construção de um futuro energético mais sustentável com desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionam a transição energética em todo o mundo. Será um ganho enorme para nossa economia, além da geração de emprego teremos o fortalecimento da renda do município, pois a unidade de Pinda tem previsão de exportar grande volume de sua produção”, destacou o prefeito.

A localização estratégica da cidade foi decisiva para a escolha, já que está entre São Paulo e Rio de Janeiro e próxima aos portos de Itaguaí (RJ) e Santos (SP).

“Estamos muito felizes em anunciar este marco importante para nossa operação no Brasil. Pindamonhangaba é uma cidade com grande potencial e localização estratégica. Esta nova fábrica reforça nosso compromisso em investir no futuro da energia e apoiar a transição energética em curso, proporcionando inovação, qualidade e sustentabilidade em nossos produtos”, afirmou o CEO Global da Hitachi Energy, Andreas Schierenbeck.

Com processos altamente automatizados e infraestrutura moderna, a unidade de Pindamonhangaba seguirá os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e segurança. Um dos principais diferenciais é que a planta foi projetada desde o início para obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a projetos sustentáveis e de alto desempenho ambiental.

Entre as iniciativas adotadas estão: uso de materiais de baixo impacto ambiental; sistema de reaproveitamento de água da chuva; utilização de fontes renováveis e iluminação natural para maior eficiência energética; gestão de resíduos e controle de emissões.

“A nova planta representa um grande avanço para a nossa operação regional. Não existe transição energética sem transmissão e, à medida que expandimos a geração para atender à demanda crescente, precisamos desenvolver novas infraestruturas elétricas que integrem renováveis e outras fontes limpas, além de modernizar e otimizar as redes existentes, tornando-as mais robustas e confiáveis”, afirmou o Country Managing Director da Hitachi Energy no Brasil, Glauco Freitas.

Produzindo transformadores de energia, a nova fábrica terá foco no atendimento a projetos de grande escala nas áreas de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica, tanto para o mercado nacional quanto internacional, acompanhando a crescente demanda global.

Além de sua relevância para a transição energética no país, a fábrica representará um impulso significativo para a economia nacional e para a região do Vale do Paraíba, com a promoção e capacitação da mão de obra local em parceria com instituições de ensino e qualificação.

“A nova unidade foi projetada para atender às exigências mais rigorosas do setor elétrico, tanto no Brasil quanto em mercados internacionais. Com processos automatizados e padrões globais de qualidade, reforçamos nossa capacidade de oferecer soluções robustas, eficientes e sustentáveis aos nossos clientes”, destacou o Hub Manager para a América Latina da Unidade de Negócios de Transformadores da Hitachi Energy, Alexandre Malveiro.

A expectativa é que, com a nova planta em Pindamonhangaba e a expansão da unidade de Guarulhos, a Hitachi Energy no Brasil aumente proporcionalmente suas receitas em relação à previsão para 2025.

O investimento no Brasil faz parte de um programa global de mais de US$ 9 bilhões, o maior do setor no mundo, por meio do qual a Hitachi Energy está expandindo sua capacidade de manufatura, P&D, engenharia e parcerias para tornar o sistema energético global mais confiável, seguro e resiliente.

Atualmente, a Hitachi exporta para todos os continentes e alta demanda vem sendo gerada por diversas razões. Nos EUA, a integração de redes entre os estados impulsionou a venda da empresa e na Europa a conexão entre países acelerou a demanda. No mercado interno, a atual matriz energética tem previsão de aumento para 270 gigawatts, o que também impactará a produção da empresa.

Prevista para ser concluída em 2028, a fábrica contará com produção de transformadores de última geração, utilizando maquinário moderno e eficiente. Essa iniciativa permitirá que clientes experimentem na prática como a empresa apoia a digitalização operacional e a sustentabilidade na transição energética.

A unidade representa um marco estratégico na expansão da empresa no Brasil — onde já possui fábricas em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC) — e na América Latina, ao combinar alta tecnologia, eficiência produtiva e compromisso com a sustentabilidade.

Com área construída de 46.300 m² na primeira fase e expectativa de gerar 450 empregos diretos e cerca de 1.800 indiretos, a fábrica, junto à expansão da unidade de Guarulhos, dobrará a capacidade de produção da empresa no país, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

“Esse investimento vai além da construção de uma nova planta e representa um passo estratégico na nossa liderança global em transição energética, um dos temas centrais da COP30. Estamos unindo esforços com governos, empresas e especialistas para acelerar essa transformação, garantindo um fornecimento de energia mais seguro, sustentável e acessível para as comunidades no Brasil, assim como fazemos no mundo, alinhados ao propósito de inspirar a próxima era da energia sustentável”, completou Schierenbeck.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
05:18, am, agosto 26, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio