O escotismo, fundado em 1907 pelo britânico Robert Baden-Powell (1857 – 1941), é um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do jovem, via sistema de valores que prioriza a honra, baseado no “Compromisso” e na “Lei do Escoteiro”, através do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. O movimento motiva práticas em que o jovem assuma o seu próprio crescimento, tornando-se exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O 1º Corpo de Escoteiro de Pindamonhangaba data de 1917, tendo Aristides José de Castro na chefia e os professores Eurípedes Braga e José da Silva como instrutores do corpo de escoteiros e das atividades físicas preparatórias para os acampamentos e excursões dos jovens aspirantes.
O “Grupo de Escoteiro Itapeva” – nome sugerido pelo chefe Antonio Rogues, em homenagem ao pico mais alto da Mantiqueira, situado no município de Pindamonhangaba – iniciou suas atividades em 31 de janeiro de 1982 e, desde então, vem desempenhando um trabalho louvável em prol da formação de jovens engajados em suas Seções dos Ramos Lobinho (Alcatéias Flor Vermelha, Lobo Gris e Seeonee), Escoteiro (Tropas Escoteira, Ashantis, Impisa e Brownsea), Sênior (Tropa Sênior Mista Caxinauá) e Clã Pioneiro José Milton Portugal – Pendragon.
A sede do GEItapeva, localizada à Estrada do Maçaim, ocupa um espaço em meio à natureza agradável aos olhos e ao coração: gramado circundado por árvores centenárias, mesas e bancos dispostos entre elas e, ao lado do portão de entrada, a sala da administração, as salas de reunião das tropas, pátio, cozinha e banheiros. Os encontros semanais ocorrem aos sábados, das 15h às 17h30; já os acampamentos e as atividades fora da sede dependem do calendário anual aprovado coletivamente.
O ingresso ao GEItapeva se dá com a anuência dos pais, a partir dos seis anos e meio para compor uma das matilhas nas alcatéias de LOBINHOS e, ao completar 10 anos, é encaminhado para uma das patrulhas nas tropas de ESCOTEIRAS. Dos 15 aos 17 anos, integram a tropa SÊNIOR; e, dos 17 aos 21 anos, o clã PIONEIRO. Novos membros e suas famílias são muito bem-vindos ao GEItapeva!
Cada uma dessas Seções possui um chefe e assistentes, de modo que, em todas as atividades desenvolvidas, as crianças e os jovens estão sempre acompanhados por eles, supervisionando, orientando, promovendo rodas de conversa, planejando os acampamentos, as caminhadas, bem como a participação em palestras e comemorações cívicas e militares.
No aniversário de Pindamonhangaba, nos desfiles de 7 de setembro e outras celebrações, os escoteiros do GEItapeva são os primeiros a chegar, impecavelmente uniformizados, estampando no pescoço o lenço “verde, branco e vermelho” alusivo às cores da bandeira pindamonhagabense. O respeito e a educação com que eles cumprimentam os chefes e os colegas revelam os princípios do escotismo apreendidos enquanto brincam, aprendem e ensinam valores, “crescem em sabedoria e graça”.
Num mundo carente de pessoas íntegras, altruístas, fraternas, o escotismo é um movimento necessário e indispensável a ser implantado nos municípios; é uma escola de cidadania, de valores éticos e ambientais que há mais de um século comprova os benefícios proporcionados à vida pessoal, profissional, cultural e social de seus egressos!
Um segredo desse sucesso? O envolvimento e a participação ativa dos pais em todas as etapas e conquistas do seu filho! Mais do que isso, compõem a “Associação de Pais”, com estatuto e regimento próprios, contribuindo significativamente com a administração dos grupos de escoteiros dos filhos.
Pertencimento, palavra mágica no escotismo! É a experiência de se sentir conectado e integrado a um determinado ambiente – família, comunidade, organização, nação; é uma necessidade humana, assim como alimento e abrigo. Os elos de pertencimento suscitados no escotismo são tão fortes que os egressos para eles retornam como colaboradores ou com filhos pequenos, para proporcionar-lhes experiências indizíveis de vivências de fraternidade, empatia, organização, liderança, protagonismo e preservação do meio ambiente – lições essas impressas no coração de todo aquele que integra os elos da grande família do escotismo no mundo!