Com um aumento de 117% nas matrículas e 81% mais escolas em relação a 2023, o Governo do Estado de São Paulo mais que dobrou o acesso ao Ensino Médio Técnico em 2024, atingindo 75 mil matrículas e 1.393 escolas atendidas. Para o próximo ano, a previsão é alcançar cerca de 160 mil matrículas e expandir a cobertura para 1.810 escolas.
Os estudantes do Ensino Médio Técnico têm acesso a uma das nove formações oferecidas diretamente nas escolas da rede pública estadual ou em unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por meio de parcerias com a pasta estadual. Os cursos disponíveis são: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Para o próximo ano, a Educação do Estado contratará mais 3.000 docentes para ministrar aulas nos cursos de ensino técnico.
Além disso, o governador Tarcísio de Freitas sancionou a criação do programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que oferece oportunidades de trabalho para estudantes do Ensino Médio Técnico matriculados nas escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O objetivo é valorizar os alunos e combater a evasão escolar no último ciclo da educação básica.
Estudantes nas áreas de tecnologia, como ciência de dados e desenvolvimento de sistemas, poderão receber bolsas mensais de até R$ 1.000. Para os demais cursos, a expectativa é de um pagamento mensal de até R$ 650.