A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está promovendo em Pindamonhangaba o programa Gerdau Transforma, uma iniciativa de capacitação e mentoria para o empreendedorismo, dedicada aos empreendedores da cidade. Este programa, gratuito e voltado para pessoas com mais de 18 anos que já possuem um negócio ou que sonham em empreender, oferece 35 vagas e está sendo realizado na modalidade presencial. As aulas começaram na segunda-feira, dia 12, e seguirão até o dia 16 de agosto.
As aulas do Gerdau Transforma são ministradas por instrutores formados na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, parceira da Gerdau no projeto, e nas áreas de Marketing e Administração, com profissionais que possuem seus próprios negócios. Durante o curso, os participantes desenvolvem habilidades utilizando ferramentas de gestão, permitindo que abram ou estruturem seus próprios negócios de forma organizada e orientada.
Paulo Boneff, líder global de responsabilidade social e desenvolvimento organizacional da Gerdau, destaca que “o empreendedorismo tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, e o programa Gerdau Transforma tem por objetivo ajudar a capacitar profissionais informais e autônomos, transformando ideias e sonhos em um negócio rentável”. Ele acrescenta que “a educação empreendedora é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social, e com esse projeto, reafirmamos nosso compromisso em empoderar pessoas que possam construir um novo futuro e em ser parte das soluções aos desafios da sociedade”.
A metodologia do Gerdau Transforma revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em 10 etapas. A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. Ao final, o plano de ação detalha de forma simples e didática o necessário para a geração de renda imediata. Os alunos também contam com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias, um período de incubação para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam no curso.
Criado em 2019, o projeto já teve mais de 20 mil alunos inscritos, impactando mais de 30 mil pessoas e beneficiando mais de 3.520 empreendedores de 461 cidades no Brasil e na América Latina que conseguiram abrir seus negócios com a ajuda da mentoria.