
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba promoveu, na segunda-feira (24), no auditório da Prefeitura, uma palestra de alinhamento operacional para o efetivo que atua no programa Guardiã Maria da Penha.
O evento teve início às 13h e foi ministrado pelo corregedor da GCM, Bezerra, que destacou a importância da capacitação contínua dos agentes para um atendimento mais eficiente e humanizado às mulheres em situação de violência.
Durante a palestra, foram discutidos temas essenciais para a atuação da patrulha, como as conquistas das mulheres na sociedade, a violência doméstica, o ciclo da violência, a Lei Maria da Penha, o pacote Anti-Feminicídio e o funcionamento do próprio Programa Guardiã Maria da Penha.
Estiveram presentes 35 guardas municipais, além de representantes do Conselho da Mulher de Pindamonhangaba, a secretária adjunta da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, e a diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti.
A iniciativa tem como principal objetivo profissionalizar o efetivo da GCM, além de conscientizar os patrulheiros sobre a legislação vigente, visando aprimorar a atuação da corporação no combate à violência doméstica e no apoio às mulheres em situação de risco.
O secretário de Segurança Pública, Cel. Paulo Henrique, enfatizou o compromisso da pasta com a qualificação contínua da GCM. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso em capacitar constantemente nossos agentes, garantindo uma atuação cada vez mais eficaz e sensível da Patrulha Maria da Penha no enfrentamento à violência doméstica”, afirmou.
O corregedor da GCM Bezerra também destacou: “A capacitação contínua dos agentes é fundamental para um atendimento mais eficiente e humanizado, garantindo uma atuação eficaz no enfrentamento à violência doméstica”.