
Um homem de meia idade foi preso em flagrante, na tarde da última segunda-feira (5), por importunação sexual contra uma adolescente, em um ponto de ônibus localizado em frente à Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol, no centro de Pindamonhangaba. A prisão foi realizada por equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) após denúncia de um munícipe.
De acordo com a GCM, a equipe de Rondas Ostensivas com Motos (ROM) realizava patrulhamento por volta das 13h40 quando foi acionada por um cidadão que presenciou a tentativa de abuso. Ao chegarem ao local, os guardas encontraram o suspeito já contido por populares, junto da vítima e de duas testemunhas.
Segundo os relatos, o homem abordou a adolescente sob o pretexto de utilizar o banco do ponto de ônibus enquanto aguardava transporte. Em seguida, tentou iniciar conversa e se aproximar da jovem, impedindo sua saída. Ele passou a tocá-la sem consentimento, acariciando os cabelos, as costas e tentando colocar a mão por dentro da roupa da vítima.
Populares que testemunharam a cena gritaram e intervieram, assustando o agressor, que tentou fugir, mas foi contido no local até a chegada da GCM. O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a autoridade policial ratificou a prisão com base no artigo 215-A do Código Penal, que trata do crime de importunação sexual.
O homem, que já possui passagens por furto e roubo, permanece preso e à disposição da Justiça.
O secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba, Paulo Henrique, disse que a GCM mantém rondas em diversos pontos da cidade e pode ser acionada a qualquer momento por moradores, ou via rádio pelos agentes que ficam no Centro de Segurança Integrada. “Estamos aumentando nosso efetivo para rondas ostensivas em todos os pontos da cidade, monitorando toda a questão da segurança e ficando à disposição da população, que pode nos acionar a qualquer momento quando observar alguma atitude suspeita de qualquer natureza. Não vamos tolerar a criminalidade”.