A rua nem sempre é um lugar seguro para o seu gatinho, por mais que o costume da maioria
seja deixar eles darem a “voltinha” por aí. A Ana Luisa Leite, gestora da ONG Adote, conta que um gato que é cuidado e criado dentro de casa, tem em média uma expectativa de vida de até 15 anos. Os riscos de perigo que a rua oferece ao seu animal podem ser prejudiciais à saúde e à vida dele.
“Para que o gatinho viva mais, ele não deveria ir à rua sem a presença de seus tutores. O gato que vive em casa pode chegar até aos 15 anos de vida, pois ele não corre riscos como: ser atropelado, comer algo na rua que faça mal para ele, diversos outros perigos que a rua oferece para ele”, explicou Ana.
Manter o gato dentro de casa é essencial para a saúde dele, mas como pode ser feito isso? Além de ter objetos e brinquedos que o animalzinho possa brincar e gastar energia, a Ana deu algumas dicas de segurança e cuidado. “Como que você pode evitar que o seu gatinho saia na rua sem você saber? É bem simples: colocando tela nos portões, nas portas e nas janelas e em pequenos espaços que sabe que ele pode sair”, completou.
E os passeios?
Ana conta que eles devem passear, mas isso deve ser feito junto com os tutores. “Os gatinhos só saem para passeio com os seus tutores. Parece um cachorrinho, né? Mas a ideia é a mesma: cães e gatos só devem ir para a rua com a presença dos tutores. Assim eles vivem mais e de forma saudável”, completou a gestora da Adote.