Pindamonhangaba faz parte da lista seleta de apenas 15 municípios que integram o Manual Técnico do Fundo Social de São Paulo e Catálogo de Projetos de Fundos Municipais Paulistas. O livro é a compilação de iniciativas sociais de sucesso, testemunho da dedicação e do comprometimento das lideranças municipais em transformar a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.
O projeto escolhido pelo Estado como representante do Fundo Social de Pinda é a Oficina de Marcenaria do Reinvente, que consiste em capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade na arte da marcenaria, especificamente visando transformar paletes de madeira em lixeiras, bancos, prateleiras e outras peças decorativas, que são instaladas em praças e espaços públicos do município, contribuindo para a organização, a limpeza pública e a zeladoria da cidade. Toda matéria prima utilizada nas oficinas para a produção dos produtos citados, tais como paletes de madeira, colas, parafusos, entre outros, é doada por empresas parceiras. O objetivo é capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade para a geração de renda e inclusão produtiva; preservar o meio ambiente utilizando materiais que seriam descartados; beneficiar toda a população municipal a partir do que se produz no curso. Cerca de 120 pessoas são capacitadas por ano.
Ao longo do primeiro semestre de 2023, o Fundo Social do Estado de São Paulo realizou 16 eventos em todas as regiões paulistas, onde conheceu os projetos desenvolvidos pelos fundos sociais dos municípios, ações eficazes que fomentam o desenvolvimento econômico e social de diversas comunidades. De acordo com o FUSSP, as iniciativas contidas no livro são inspiradoras, não “apenas relatos de ações bem-sucedidas, mas sementes do que podemos alcançar quando nos unimos em prol de um objetivo comum, o desenvolvimento social”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, no prefácio da publicação. “Expresso meu agradecimento a todos os envolvidos na concepção deste projeto, em especial os gestores, as equipes e as comunidades dos municípios que tornaram esse projeto, esses projetos, uma realidade”, completou.
Para escolher os projetos integrantes do livro, a equipe FUSSP levou em consideração critérios como facilidade de implantação, criatividade e ineditismo, consolidação do projeto. Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pinda, Claudia Domingues, “é uma grande alegria que, dentre todas as cidades do Estado, Pindamonhangaba tenha um projeto escolhido como exemplo de sucesso e inspiração para os outros municípios. Agradecemos a todos os envolvidos nesta iniciativa”, destacou.