
A formação sobre Valores Afro Civilizatórios e Pretagogia, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba, foi um sucesso em todos os aspectos. Os dois encontros alcançaram níveis excepcionais de participação, engajamento e profundidade reflexiva por parte dos educadores da rede.
Conduzida pela professora Jaqueline Conceição, a formação proporcionou momentos de diálogo, escuta sensível e vivências pedagógicas que aproximaram teoria e prática no contexto escolar. Ao longo das atividades, os cursistas demonstraram envolvimento ativo, trazendo questões, partilhas e relatos que enriqueceram o processo formativo.
O clima de abertura, respeito e valorização dos saberes coletivos permitiu que o grupo se apropriasse, de forma consistente, dos Valores Afro Civilizatórios, da Pretagogia e das possibilidades de transversalização da temática afro-brasileira nas diferentes áreas do currículo.
O resultado dessa experiência foi amplamente positivo: mais de 98% dos participantes atribuíram nota máxima à formação. Esse índice confirma não apenas a qualidade dos encontros, mas também o impacto da proposta na consolidação de uma educação verdadeiramente antirracista, inclusiva e alinhada às diretrizes da BNCC e do Currículo Paulista.
“Os encontros com a Dra. Jaqueline trouxeram reflexões profundas sobre a construção de uma educação verdadeiramente antirracista e emancipatória. A partir dos Valores Afro-Civilizatórios e da Pretagogia, compreendemos que ancestralidade, oralidade e circularidade devem estar presentes no cotidiano escolar, e não apenas em projetos pontuais. Acredito que o primeiro passo é fortalecer esses valores na formação docente e nas políticas públicas educacionais, para que o professor tenha suporte e segurança para atuar de forma transformadora. Quando o educador se reconecta com suas raízes e reconhece seu pertencimento, ele se torna capaz de conduzir as crianças nesse mesmo caminho de consciência e valorização ancestral”, afirmou a diretora do CMEI Marli Lemes, Daniela.
“A formação reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com uma prática pedagógica antirracista e transformadora, que valoriza as identidades, a diversidade e o protagonismo dos educadores na construção de uma escola mais justa e acolhedora”, destacou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.








