A EE Prof. José Wadie Milad orgulha-se em apresentar o projeto Folclore em Movimento, uma manifestação da nossa cultura popular, no intuito de manter viva nossas tradições orais e místicas, além dos festejos tradicionais. Falar de folclore é permitir que a nossa cultura se mantenha ativa durante o tempo, mesmo em plena época de tecnologia digital que distancia o homem de suas raízes.
Pensando assim, o Folclore em Movimento pressupõe ativar em nossos alunos o fazer folclórico ao direcionar a cada sala um personagem a ser construído em suas caricaturas e pesquisas, aproximando criaturas de seus criadores na intenção de reavivar o gosto ao pertencimento cultural. Nesse sentido, é dever da escola manter viva a cultura popular e gerar sentimento de pertencimento ao seu povo em seu território e cultura. Um cidadão viverá melhor tanto quanto souber e se interessar pela vida de seu lugar.
Durante o período de três semanas, toda a equipe escolar se movimentou para a construção dos personagens folclóricos, dando luz à imaginação sobre os materiais recicláveis. Atendendo ao disposto no currículo Paulista EF06HI08: Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras, e da BNCC: Competência 1 – Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Competência 3 – Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural, as habilidades.
Considerar a cultura trazida do meio familiar e comunitário pelo aluno no planejamento curricular, com vistas a aproximar o aprendizado formal e não formal. Envolver os educadores de diferentes matérias em torno do folclore, considerando-o um amplo campo de ação para os estudos e a prática da multidisciplinaridade. Assim tivemos uma produção genuinamente coletiva entre professores e alunos.