Após a Formação Mov.Cicla 2023, promovida pelo Instituto Sabiá no escopo do Programa Mov.Cicla, que realizou capacitações com educadores e agentes comunitários de saúde e mobilizou mais de 160 ações socioambientais nas comunidades de Pindamonhangaba, vem aí o Projeto Mov.Cine: Reciclagem 360º.
Incentivado pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura (MINC), com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, o projeto será executado em 2024 e terá como produto final uma produção audiovisual para favorecer a conscientização e a ampliação do engajamento popular com práticas adequadas de gestão de resíduos, com previsão de ser transmitida nas salas de espera das unidades de saúde e em instituições de ensino de Pinda e com distribuição gratuita para toda a população.
A produção desse curta documentário contará com uma construção colaborativa, a partir da realização de oficinas com os agentes comunitários de saúde da cidade e interessados, somadas a informações colhidas no Diagnóstico Municipal realizado pelo Instituto Sabiá em 2023. Estas oficinas acontecerão em dois momentos, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde: no início do projeto (período de roteirização) e no final (período de distribuição).
Neste mês (julho), inicia-se a etapa de composição do roteiro do curta documentário e, para isso, a equipe Mov.Cine realizará o 1º Ciclo de Oficinas com Agentes Comunitários de Saúde, aberto à participação de educadores formais e informais e membros da Rede Mov.Cicla, com duração de 3 horas e meia e emissão de certificado. Esta oficina será oferecida em 4 períodos, nos dias 30 e 31, manhã e tarde, para garantir a presença de diferentes participantes. Nela, faremos um resgate histórico dos trabalhos de sensibilização e mobilização para a gestão adequada de resíduos já iniciados nas comunidades locais, o reconhecimento de desafios emergentes e a identificação de informações essenciais para compor o roteiro desta produção, que tem como eixo temático central a conscientização sobre os processos de reciclagem e seus impactos sociais, ambientais e econômicos, especialmente no que diz respeito à saúde pública e à saúde dos ecossistemas.
A intenção do projeto é contribuir com a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, apresentando um olhar aprofundado para os ciclos de produção, consumo e gestão dos resíduos, dando visibilidade ao trabalho de lideranças femininas do setor e produzindo um material inclusivo, com linguagem acessível e recursos de acessibilidade.