
Com cerca de 80 mil pessoas circulando pelo Parque da Cidade ao longo dos quatro dias de programação, o Festival Tropeiro 2025 consolidou-se não apenas como um dos maiores eventos culturais da região, mas também como um importante impulsionador da economia local. A estimativa da Prefeitura de Pindamonhangaba é de que o festival tenha movimentado aproximadamente R$ 2 milhões, considerando que, em média, cada visitante tenha gasto cerca de R$ 25 em alimentação, serviços ou produtos.
Essa movimentação foi registrada majoritariamente dentro do espaço do festival, que contou com cerca de 50 expositores, entre entidades sociais, restaurantes do Circuito Gastronômico, ambulantes, ranchos tropeiros, além de pontos de artesanato, brinquedos e fazendinha. As filas constantes nas barracas e brinquedos demonstraram o forte consumo do público, que em diversos momentos do festival, principalmente após as 18h, lotou o estacionamento que tinha uma capacidade para dois mil veículos.
Entre os exemplos de atividades que geraram renda estão a comercialização de alimentos típicos, bebidas, doces regionais, passeios de pônei, charretinhas e a venda de produtos artesanais. A rede hoteleira da cidade também sentiu o reflexo da movimentação: artistas, visitantes da região e até turistas de outros países, que estavam em Pinda e aproveitaram o festival para conhecer a culinária tropeira.
Uma das inovações deste ano foi o modelo de camarote empresarial, viabilizado por meio do chamamento público 07/2025. A empresa vencedora foi responsável pela estrutura e comercialização do espaço como contrapartida à doação do show do cantor Daniel, que se apresentou sem custo para os cofres públicos. Outros dois artistas regionais também foram contratados diretamente pela empresa como parte dessa parceria.
O reflexo positivo foi sentido entre os empreendedores. Joelson Alves, do Projeto Antonieta, disse que nunca havia visto tanto movimento: “Sucesso total. No primeiro dia trabalhamos sem parar um minuto”. Marilza, do Café Caipira, reforçou a importância do público consumidor: “Mesmo com os desafios da economia, o público veio e consumiu. Isso é gratificante”. Lívia Ferreira, do restaurante O Quintal, afirmou que “além das vendas, o evento foi uma ótima vitrine para divulgar o restaurante”. Já João Garcia, da barraca Terra Brasil Sertanejo, elogiou a organização: “A estrutura da festa está espetacular, um sucesso”.
Rosana de Paula, que atuou no evento com sua barraca de pipoca, também elogiou a estrutura e a organização do Festival Tropeiro. “A festa estava muito bem organizada, tudo muito bonito e bem pensado. A localização da minha barraca foi ótima, o fluxo de pessoas foi excelente”, destacou. Ela comentou ainda sobre a grande movimentação, que refletiu diretamente no volume de resíduos e nas filas dos banheiros.
Segundo a organização, a alta rotatividade do público — que superou as expectativas e chegou a 80 mil pessoas nos quatro dias — exigiu reforços contínuos na manutenção. “Tivemos equipes de limpeza e apoio atuando ao longo de todo o evento, mas o sucesso da festa e o grande número de visitantes em horários de pico geraram demandas acima do previsto. Esse retorno é valioso para nós. Já estamos mapeando os pontos a melhorar para que nas próximas edições possamos atender ainda melhor o público”, afirmou o secretário adjunto de Comunicação e Eventos, Ricardo Flores.
Além do foco em infraestrutura e acolhimento, o Festival contou com parcerias que enriqueceram a experiência do público. A Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima promoveu uma exposição de maquinário agrícola, que chamou a atenção dos visitantes e reforçou o vínculo com o campo e a produção rural. Já a Secretaria de Cultura e Turismo marcou presença com um estande interativo, no qual os frequentadores puderam conhecer melhor os atrativos turísticos de Pindamonhangaba, fortalecendo o potencial da cidade como destino cultural e histórico.
“O Festival Tropeiro mostrou que é possível realizar um grande evento com responsabilidade fiscal, fomento ao empreendedorismo e valorização da nossa cultura. Cada detalhe foi pensado para acolher bem o público, fortalecer nossos empreendedores e destacar o que temos de melhor. Ver a cidade pulsando, com tanta gente envolvida e se beneficiando dessa movimentação econômica, reforça que Pindamonhangaba tem total capacidade de sediar eventos desse porte com qualidade, organização e impacto positivo para todos”, finalizou o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió.