
O 1º Festival Raízes do Borba – Na Estrada do Sabor teve sequência neste final de semana e, mesmo com a chuva e o clima mais frio, registrou grande participação do público e experiências gastronômicas e de lazer que evidenciam o potencial do turismo rural de Pindamonhangaba.
A iniciativa vem transformando a região do Borba em um verdadeiro roteiro de sabores, cultura e lazer, reunindo restaurantes, sítios, pesqueiros, empreendimentos locais e o orquidário, fortalecendo a identidade rural do município e incentivando o turismo de experiência.
Neste segundo final de semana, moradores de Pindamonhangaba e visitantes de outras cidades percorreram os estabelecimentos participantes, movimentando a economia local e conhecendo diferentes atrativos da zona rural.
No sábado (24), a programação teve início na Queijaria Bolderini, que recebeu um ótimo público com a apresentação da Tábua de Queijos Raízes do Borba (Seleção Bolderini) e o tradicional Borbinha derretido, servido com torradinhas e mel.
No mesmo dia, o Orquidário Feiticeira integrou o roteiro com a venda de plantas e orquídeas da época. Já no domingo (25), a programação seguiu no Sítio MVillela, com café caipira servido das 8 às 12 horas e almoço típico das 12 às 16 horas, tendo como prato principal o tradicional arroz do Laurinho, acompanhado de costelinha suína e salada.
O Parque Aquático Happy Kids também integrou o roteiro, oferecendo lazer para todas as idades, com piscinas, taboáguas, rio lento, playground e cachoeira, além de opções gastronômicas.
Para os proprietários do Sítio MVillela, Ana e Mário, a participação no festival foi extremamente positiva. “O Festival Raízes do Borba tem sido um sucesso. Poder participar foi excelente para o nosso restaurante, além de trazer visibilidade para o bairro, novos clientes e novas possibilidades. Todos nós estamos orgulhosos de fazer parte desse evento histórico, que marca o Borba no mapa e atrai cada vez mais pessoas para conhecer nossa região”, destacaram.
Visitantes também elogiaram a experiência gastronômica oferecida. O casal Umberto e Sulita, que acompanhou o roteiro pela Queijaria Bolderini, ressaltou a qualidade dos produtos. “Os sabores são sutis e delicados. Conforme você vai degustando, o paladar vai sendo educado. Comer os queijos é um aprendizado, inclusive para o paladar”, comentaram.
O Festival Raízes do Borba é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Mantiqueira Paulista e da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, que atuou na manutenção das estradas de acesso aos empreendimentos participantes.
Para a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, o festival fortalece o vínculo entre cultura, turismo e desenvolvimento. “O Raízes do Borba valoriza quem vive e produz no campo, fortalece a identidade rural do município e amplia a visibilidade de regiões ainda pouco conhecidas, gerando renda e oportunidades”, afirmou.
Segundo o diretor de Turismo, Fábio Vieira, o interesse do público confirma o sucesso da proposta. “Mesmo com o tempo instável, tivemos excelente participação. Isso mostra que o turismo rural e de experiência tem grande potencial e contribui para aumentar o tempo de permanência dos visitantes em Pindamonhangaba, movimentando a economia local”, ressaltou.
A programação do Festival Raízes do Borba segue para seu último final de semana, com cafés preparados no fogão a lenha, tábuas de queijos, pratos típicos, produtos artesanais e atrações culturais, convidando moradores e turistas a percorrerem diferentes caminhos de sabores do município.
Confira a programação do último final de semana do Festival Raízes do Borba
31/1 (sábado)
Restaurante do Paizão – das 8h às 11h: café colonial
Das 12h às 16h: almoço com cupim ao molho e pernil ao molho de abacaxi
Orquidário Feiticeira – das 7h às 11h: venda de orquídeas e plantas da época a preços de atacado
1º/2 (domingo)
Mr. Cheff Ecopark Restaurante – das 12h às 17h: pernil caipira, feijoada e buffet completo
Encerramento no Rancho Mário Gomes – das 11h às 16h: torresmo à pururuca, rabada e moda de viola








