Pindamonhangaba está realizando, desde a última semana, o maior festival gastronômico da cidade. Em sua quarta edição, o Festival Gastronômico de Inverno do Piracuama e Ribeirão Grande está sendo realizado aos finais de semana de junho e julho, nos restaurantes do corredor turístico do Piracuama e do Ribeirão Grande. A iniciativa é uma parceria entre os empreendimentos com a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo “Novo Turismo”, apoio do Fundo Social de Solidariedade, Departamento de Comunicação da Prefeitura, e Comtur – Conselho Municipal de Turismo.
Centenas de pessoas puderam aproveitar as atrações musicais e as feiras e exposições, além dos pratos especialmente elaborados pelos restaurantes, que foram o carro-chefe de cada estabelecimento.
Na sexta-feira (14), aconteceu uma Festa Junina Especial no Mangueirão do Zé Bé, que teve como carro chefe o Bolinho Caipira. Já no sábado (15), o público aproveitou os diversos caldos e vinhos servidos na Estação Real. No domingo (16), o festival começou pela manhã no Rancho Alfa, que teve como prato principal o tradicional Bolo de Paçoca, e na hora do almoço o evento seguiu para o Restaurante Terra Brasil, que serviu a famosa Parmegiana e atingiu a capacidade máxima de atendimento.
Participam ainda do festival: Restaurante O Quintal – Cozinha Artesanal, Café no Bule, Armazém Graminha, Clube de Campo Piracuama, Fazenda Nova Gokula, Pesqueiro Arca de Noé, Malakera´s, Restaurante do Edmundo, Parada 27, Quiosque Beira Rio Graminha, Bar da Rô, Recanto do Robô, Restaurante Alecrim, Gostosuras da Vó Dita, Estação do Mel, Rancho Fundo, Canto da Saracura – A Casa dos Cogumelos. Sucesso no ano passado, novamente este ano estará presente nos restaurantes do evento o personagem Zé Moreno.
A iniciativa teve o apoio da Prefeitura pois, segundo o ponto de vista da Secretaria de Cultura e Turismo, “esse formato de festival teve como objetivo dar visibilidade aos estabelecimentos, dando opções aos turistas e moradores de retornarem em outras ocasiões. Tendo em vista um cardápio diversificado, indicamos que todos os estabelecimentos fossem visitados para que todos os pratos pudessem ser provados pelos visitantes”, indicou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.