![](https://jornaltribunadonorte.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Untitled-design-2024-04-12T051433.109.jpg)
A Associação Atlética Ferroviária foi fundada em 12 de abril de 1930, por 37 funcionários das Estradas de Ferro Campos do Jordão e Central do Brasil, que se reuniam para “bater bola” nos fins de semana. O diretor da EF Campos do Jordão da época, engenheiro Orlando Drumond Murgel, decidiu fundar um clube com tudo legalizado, e foi seu primeiro presidente até 1938.
A fundação foi na sede do Clube Literário, em um casarão que ficava na esquina da Avenida Coronel Fernando Prestes com a Rua Dr. Monteiro César. E ali também, durante três anos, foi a primeira sede social do novo clube, em parceria com o Literário. Depois esteve em outros locais, até que em 1964 alugou o prédio do ex-Basquete Clube (atual supermercado Excelsior-Simpatia) e ali permaneceu até 1978.
Na administração do ex-presidente Moisés Tadeu Soares Louzada, graças à ajuda do então vereador Manoel Cesar Ribeiro, foi conseguido em comodato o terreno no bairro Quadra Coberta, onde começou a construção da sede própria (presidente Helio Romero Camargo), inaugurada em 31 de dezembro de 1982.
O primeiro campo de futebol foi na Vila Nair, em frente à antiga sede do INSS. Em 1935 mudou para o terreno ao lado das oficinas da “Estradinha”, mas em 1943 a EF Central do Brasil mudou o traçado (passava onde hoje é a Via Expressa) e o clube perdeu seu campo, passando a alugar estádios de outros clubes, entre eles, o CA Pindense no Alto Tabaú.
Em 1945 o terreno do Estádio Dr. Pinheiro Júnior foi adquirido pela Ferroviária, e o estádio inaugurado em dezembro de 1948, e por muitos anos, o time participou do campeonato do Vale do Paraíba, do Interior, e de 1954 a 1961 disputou o Paulista da 2ª Divisão (1988) e 3ª Divisão. Até que em 1962, devido a dificuldades econômicas e concorrência com da indústria AISA, abandonou a competição da Federação Paulista.
Mas não perdeu sua essência do futebol. Continuou a disputar competições locais e regionais, e até hoje mantém escolinhas de base disputando competições estaduais com bons resultados. Participa também de diversas categorias nos campeonatos da Liga Municipal, conquistando muitos troféus.
A escolinha de base formou atletas que hoje jogam em grandes clubes do futebol paulista, brasileiro e até internacional, entre eles o goleiro Everson do Atlético Mineiro e Gabriel Moscardo, negociado pelo Corinthians com o PSG da França.
No Futsal e Malha também mantém ótimas equipes (parceria com a Semelp) com grandes participações em Jogos Regionais, Abertos, campeonatos estaduais e brasileiro. Ciclismo e Natação também se destacam até em nível estadual. O clube oferece aos associados mais de 30 modalidades. Bailes de Carnaval com grandes públicos e Domingueiras com o ginásio lotado marcaram as décadas de 90 e 2000, e ainda hoje são realizados muitos eventos sociais e melhorias em benefício da comunidade.
Depois da sede própria (prédio inicial onde hoje é a academia), vieram outras construções: academia, ginásio de esportes, piscinas, toboáguas, piscina aquecida, saunas, lanchonete, área gourmet, campo de futebol society, arena de artes marciais, box de cross training, academia de artes marciais, playground e estúdio de gravação. Atualmente a Ferroviária está construindo uma arena de beach tênis, uma lanchonete saudável e uma nova área kids.
Todas as diretorias, desde a primeira, foram importantes para que hoje a Ferroviária seja considerada um dos maiores clubes do interior paulista. O atual presidente é Julio Piorino, tendo como vice-presidente José Cabral. O presidente do Conselho Deliberativo é Helcio Cesar e o secretário é Marcelo Ribeiro do Couto.