O Senac Pindamonhangaba realiza, neste sábado (25), a 2ª edição da Feira de Projetos do Ensino Médio Técnico, das 9h às 12h. O evento possibilita ao público a oportunidade de conhecer propostas pensadas pelos estudantes para os desafios da humanidade, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As apresentações serão abertas ao público e, para conferir, basta comparecer ao local.
As propostas vão ao encontro de uma agenda mundial que pensa em planos de ação para temas como a erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Mais do que visitar a unidade, os participantes poderão assistir às apresentações dinâmicas, com imagens, vídeos e exposição de protótipos. “O desafio dos estudantes foi integrar todas as áreas do conhecimento: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas, matemática e a formação profissional, seja ela na área de multimídia ou informática, que são as capacitações técnicas do Ensino Médio do Senac. Por isso, os projetos tiveram acompanhamento e mediação dos docentes da unidade, assim, os alunos conseguiram relacionar todos esses pontos e também para que eles pudessem ser avaliados”, explica Francine Prolungati, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac Pindamonhangaba.
Jeito Senac de Educar
Tanto a Feira de Projetos como o processo de criação fazem parte do Jeito Senac de Educar, proposta metodológica que busca desenvolver o aluno por meio de aplicações práticas de conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o modelo aplicado pelo Senac busca que as habilidades e autonomia, que vão além de conhecimentos, também possam ser aplicadas nos projetos e estudos criados pelos estudantes. “Sempre estimulamos que essas propostas sejam projetos reais, que os alunos vivenciem aquilo que de fato eles têm interesse em pesquisar, em conhecer, em desenvolver. E isso é também o Jeito Senac de Educar”, finaliza Francine.