A respeito da alteração na data de entrega de medicamentos do Componente Especializado, que estava prevista para o dia 23 de fevereiro e foi adiada para a semana entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março, a Farmácia Central esclarece que recebeu a informação para a retirada dos medicamentos sem prazo hábil para realizar o serviço completo. Isso incluiu a identificação dos itens, a conferência de 2.500 recibos de pacientes, a retirada das embalagens, a separação por tipo, volume e lote, a alocação dos produtos e a disposição para entrega aos pacientes, tudo no mesmo dia 23.
A Farmácia informou ainda que o Comunicado da DRS Taubaté chegou no dia 20 de fevereiro após o expediente de trabalho, o que impossibilitou o agendamento da saída de carro e motorista para o primeiro horário do dia 21. Assim, no dia 22, o órgão realizou a conferência dos medicamentos e os retirou no dia 23, quando também fez a separação e organização do volume para possibilitar a entrega a partir do dia 26 de fevereiro.
Em relação à reportagem veiculada na Rede Vanguarda, na qual a responsável pela Farmácia é questionada sobre a data e menciona que a comunicação da DRS Taubaté teria ocorrido no dia 19 de fevereiro, isso foi um erro de informação, pois a entrevistada se equivocou durante a entrevista ao vivo.
Dessa forma, a Farmácia Central manteve as datas possíveis para entrega do medicamento (26 de fevereiro e 1 de março).
A Secretaria de Saúde reiterou que o volume de medicamentos é muito elevado e requer análise e conferência de todas as embalagens, lotes, tipos de medicamentos, e disposição organizada para a distribuição à população. Isso demanda a participação de uma grande equipe e é realizado em mais de um dia de serviço, razão pela qual a entrega ocorreu entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março e não anteriormente.