
O encontro deste mês de abril do Clube de Leitura ‘Fala Mulher’ foi mais uma vez especial, fazendo parte da 10ª Semana Senac de Leitura, realizada entre os dias 22 e 26 abril.
Com uma programação cultural bem diversificada e interativa, planejada a partir do tema “Cultura e convivência: a biblioteca além dos livros”, esta semana teve uma intensa participação de público e alunos.
Organizado pelo Jornal Tribuna do Norte em parceria com a Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D´Arace, o ‘Fala Mulher’ visa envolver a comunidade em atividades culturais, artísticas e educativas, além das tradicionais publicações do veículo, que possui 142 anos de história.
A mediação do encontro — que abordou um texto de Marina Colasanti — foi conduzida por Angelita Claudino, que enfatizou a importância de criar um espaço para a leitura em grupo, onde as mulheres possam se sentir acolhidas, discutir temas comuns, compartilhar ideias e expor seus sentimentos.
O texto trouxe à tona inúmeras visões dos participantes, mostrando a diversidade de opiniões e também a possibilidade de que todos podem se manifestar e expor como recebem cada uma das mensagens.
Cura Literária
No mesmo encontro, o projeto ‘Cura Literária: prescrições de sabedoria’ também foi divulgado. Um projeto inovador, que une literatura e bem-estar emocional, propondo uma verdadeira farmácia emocional, através da qual livros e citações literárias atuam como instrumentos de autoconhecimento e consolo.
“O projeto é voltado para pessoas em busca de apoio emocional. Ele oferece prescrições personalizadas de obras literárias e trechos inspiradores que auxiliam na superação de desafios emocionais e promovem o desenvolvimento pessoal”, explicou Carmen, idealizadora do projeto.
Desenvolvendo iniciativas
A jornalista e diretora do jornal, Cintia Martins Camargo, destacou o objetivo do jornal em desenvolver iniciativas que vão além do impresso, alinhadas ao desenvolvimento tecnológico atual. Para realizar o Clube de Leitura, o jornal contou com a parceria da bibliotecária Carmen Pamplin, que já lidera outros dois clubes de leitura na cidade.
Carmen expressou sua satisfação com a iniciativa, ressaltando a importância de Pindamonhangaba em incentivar a leitura e formar novos leitores, especialmente por meio de livros físicos.
No mês de maio, o Clube de Leitura volta a realizar seu encontro no jornal Tribuna do Norte, à Rua Francisco Glicério.