
A empreendedora Amanda Vasconcelos é a convidada desta edição do podcast Fala Mulher, entrevistada pela mediadora de leitura Angelita Claudino e pela bibliotecária Carmem Pamplin, idealizadoras do clube de leitura em parceria com o Jornal Tribuna do Norte.
Proprietária do Vista Bela Hotel, localizado na Praça Monsenhor Marcondes, em Pindamonhangaba, Amanda assumiu o negócio há um ano e meio e hoje se destaca no setor hoteleiro da cidade.
“Eu nunca sonhei em ser empreendedora”, conta Amanda. O convite para assumir o Vista Bela surgiu quando, ainda trabalhando em outro hotel, acompanhava uma negociação que não foi adiante. “A proprietária me fez o convite e eu apresentei várias objeções, mas ela não queria ouvir um não e eu aceitei o desafio.”
O Vista Bela Hotel preserva sua história desde 1950, quando foi construído para ser hotel. Hoje, 95% da ocupação vem de prestadores de serviço ligados às indústrias da região.
Mais de 60% da equipe do hotel é composta por mulheres, algo que Amanda faz questão de valorizar:
“Ali a gente tem idades diferentes, qualificações diferentes, e eu busco criar essa cultura de relacionamento. Da mesma forma que trato uma colaboradora, eu busco tratar a outra também. Muitas vezes a falta de apoio ou incentivo atrapalha bastante, mas aqui buscamos fortalecer umas às outras.”
Seu propósito vai além do negócio. No fim do ano, o Vista Bela realiza, em parceria com o Lar São Judas, um evento com crianças na sacada do hotel, de frente para a Praça da Cascata:
“Elas cantam, participam de atividades durante todo o dia, recebem alimentação diferenciada e presentes de Natal, apadrinhados por amigos. A ideia é que o hotel seja um ambiente relevante, que de fato faça diferença para muitas pessoas.”
Para Amanda, acreditar em si mesma foi essencial nessa trajetória:
“Mulheres, a primeira palavra é acreditar. Não esperem marido, pai ou chefe reconhecer vocês. Muitas vezes eu mesma esperava ser reconhecida, mas percebi que a gente precisa ser a primeira a se reconhecer para inspirar outras pessoas a enxergar o nosso potencial.”