
Instalada em frente ao espaço da Secretaria de Turismo, a exposição propõe uma verdadeira viagem no tempo. Painéis interativos revelam curiosidades e fatos pouco conhecidos sobre a formação do município, transformando a educação histórica em uma experiência leve, dinâmica e acessível.
Com documentos, imagens e textos da época, a “Tribuna Viva” apresenta o cotidiano da população e destaca o papel da imprensa na construção da identidade local.
O centenário Jornal Tribuna do Norte deu mais um passo para manter viva a história de Pindamonhangaba. Na manhã da última sexta-feira (19), foi inaugurada no Shopping Pátio Pinda a exposição “Tribuna Viva”, uma mostra gratuita que convida o público a mergulhar em acontecimentos marcantes da cidade entre 1880 e 1910.
O percurso expositivo aborda as grandes transformações sociais, econômicas e culturais do período, com atenção especial ao desenvolvimento urbano, à vida política e à influência do café na economia regional no final do século XIX.
O conteúdo foi cuidadosamente selecionado por uma curadoria assinada por João França, estudante de tecnologia, pesquisador e comunicador, e Carmem Baenninger, agente cultural, arquiteta, pesquisadora e produtora audiovisual. A proposta é dialogar com diferentes gerações e valorizar a memória coletiva da cidade.
Para a jornalista e diretora do Jornal Tribuna do Norte, Cintia Martins Camargo, a iniciativa reforça a importância de fortalecer a comunicação regional, formar novos leitores e ampliar o reconhecimento histórico e cultural do jornal.
A exposição fica em cartaz por um mês e é um convite aberto para quem deseja conhecer, de perto, os fatos que ajudaram a construir a história de Pindamonhangaba.








