
A Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba realizou no último dia 28 de março a formação sobre o novo estatuto do Grêmio Estudantil Estadual do Estado de São Paulo 2025. A formação faz parte do processo de atualização das ações do Grêmio Estudantil para que os alunos possam atuar de forma autônoma e responsável junto à gestão escolar.
O Grêmio deve ser legalmente reconhecido pela instituição de ensino, seguindo as normas e regulamentações estabelecidas pela legislação. Isso envolve a aprovação de um estatuto em assembleia geral e a eleição das instâncias representativas do Grêmio. Essa aprovação em assembleia será o próximo passo, que deve acontecer nas próximas semanas em todas as unidades.
A SEDUC – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo – por meio de resolução, elaborou o Estatuto padrão dos Grêmios Estudantis Paulistas. Os grêmios que o seguem recebem formação e verba através do PDDE Grêmio. É de suma importância que o Grêmio Estudantil seja reconhecido no ambiente escolar como um importante aliado da gestão na condução de problemáticas que se apresentam no dia a dia da escola.
O Grêmio Estudantil representa a democracia acontecendo de forma clara e objetiva na escola. Fazer com que os alunos se apropriem de suas responsabilidades e, acima de tudo, possam entender que seus direitos podem ser assegurados a partir de ações conscientes, responsáveis e assertivas.
O movimento estudantil tem seus primórdios em 1901, quando foi criada a Federação dos Estudantes Brasileiros, entidade pioneira que teve pouco tempo de atuação. Em 1902, é fundado o primeiro Grêmio Estudantil do país, em São Paulo, com uma característica recreativa, voltada para o esporte, cultura e lazer. Já em 1910 é realizado o I Congresso Nacional de Estudantes, em São Paulo.
O rápido aumento do número de escolas, nas primeiras décadas do século, acompanhou também a rápida organização coletiva dos jovens, que desde o início de sua atuação estiveram envolvidos com as principais questões do país.
A Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba tem apostado na formação efetiva dos gestores das unidades escolares para que as ações sejam assertivas e atendam às expectativas de nossa sociedade. Há um esforço muito grande para que a escola se torne um espaço seguro, formativo e atrativo aos jovens, assim poderemos garantir uma educação de qualidade, equânime e que responda aos desafios de nosso tempo.