Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 trouxeram uma história inusitada e inspiradora em Pindamonhangaba: as irmãs gêmeas Marina de Oliveira Scofano e Marília de Oliveira Scofano, de 18 anos, alcançaram a mesma nota na redação – um impressionante 900 pontos.
Em entrevista, Marina contou a emoção de descobrir a nota: “Eu consegui abrir primeiro, vi a nota 900 e fiquei muito feliz. Comemoramos juntas e ficamos esperando o site da Marília abrir. Quando abriu, vimos o 900 dela também e foi muito legal, comemoramos muito juntas.”
Marília complementou: “Foi muita surpresa quando a Marina viu a nota dela. Ficamos na expectativa até eu conseguir abrir o meu resultado. Quando vimos que era a mesma nota, foi inacreditável.”
As irmãs destacaram que realizaram o Enem em todos os anos do Ensino Médio, mas esta foi a primeira vez que alcançaram exatamente a mesma pontuação na redação.
A mãe delas, Renata Scofano, também celebrou o feito com orgulho: “Eu sabia que elas iriam bem, porque são estudiosas e dedicadas desde sempre. Mas ver que tiraram a mesma nota foi muito gratificante. Até brinquei com elas dizendo: ‘gêmeas até na nota’.”
A história de Marina e Marília reflete a importância da dedicação e do apoio familiar nos estudos. A coincidência de suas notas não só chamou atenção, mas também serviu de exemplo de perseverança para outros estudantes da região. Parabéns às irmãs Scofano por essa conquista memorável!