
A equipe de psicólogos escolares da região central de Pindamonhangaba realizou visita ao Conselho Tutelar I, que atende as escolas da região central, Araretama e região rural de Pinda. A ação faz parte dos esforços da equipe para aproximação da rede de proteção aos jovens e estudantes.
Considerando que a escola é a porta de entrada para se identificar vários tipos de violências, a psicologia escolar lida com desafios como a necessidade de esclarecer seu papel além da clínica individual, combater a falta de compreensão por parte da comunidade escolar e a desvalorização do profissional. Outros desafios incluem a dificuldade em obter o engajamento familiar e a necessidade de expandir sua atuação para além do modelo tradicional, visando um compromisso social e a transformação do ambiente educativo, inclusive em outros espaços como ONGs, rede protetiva e todos os demais equipamentos sociais que atendem a comunidade escolar.
Os profissionais fazem parte do programa Psicólogos nas Escolas da Secretaria Estadual de Educação, compondo a Pasta Conviva, que cuida da manutenção do clima escolar nas escolas estaduais. A visita foi de extrema importância para o entendimento do fluxo de atendimento e das atribuições do próprio Conselho Tutelar.









