
O último sábado (23) foi marcado por muita emoção no Teatro Galpão, que recebeu a estreia do espetáculo “Amor na Desmedida”, do Grupo Importa de Teatro. A montagem, adaptada por Alberto Santiago a partir do texto Agreste (Malvarosa), de Newton Moreno, encantou a plateia e evidenciou a força da arte como instrumento de transformação social.
Mais de 170 pessoas prestigiaram a apresentação, lotando o espaço e formando um público diverso — desde artistas e fazedores de cultura de Pindamonhangaba e região, como Taubaté, até familiares, amigos e pessoas que estavam indo ao teatro pela primeira vez ou retornando após muitos anos.
A receptividade calorosa foi ressaltada já no bate-papo que aconteceu após a peça, quando espectadores compartilharam impressões e elogios à obra.
Entre os destaques da noite, o próprio Alberto Santiago, nome consagrado do teatro pindamonhangabense, destacou a essência da montagem. “Vi no palco a essência do teatro: um grupo de pessoas unidas em nome da arte, movidas pela paixão e não pelo retorno financeiro, compartilhando com a comunidade um trabalho de grande delicadeza”, afirmou.
A estreia também rendeu depoimentos emocionados dos integrantes do Grupo Importa. Para Letícia Lacerda, atriz e dramaturga, a noite comprovou o espaço que a cidade oferece para a cultura. “Essa noite mostrou que Pindamonhangaba tem um público que se faz presente e deseja mais, além de artistas potentes e apaixonados para criar e inspirar”.
Já a atriz e musicista Lívia Toledo reforçou a experiência única de integrar o coletivo. “Eu não tenho palavras para expressar a gratidão e a honra de trabalhar com um grupo que, além de talentoso, é muito humano. Amor na Desmedida foi tudo, e muito mais”.
O espetáculo, com direção de Wesley Silva e produção regional de Misa Nothn e Larissa Lomar, segue a proposta do Grupo Importa – criado em 2021 por alunos do Senac Pindamonhangaba – com foco na representatividade feminina e nas lutas de grupos marginalizados.
A peça emociona ao contar um amor que enfrenta preconceitos e resiste à intolerância. “É uma alegria enorme receber novamente o Grupo Importa no Teatro Galpão. Além da qualidade artística, a peça traz uma reflexão importante para a sociedade e reafirma a cultura como ferramenta de transformação social”, reforçou o diretor de Cultura, Paulinho Faria.








