O Estado de São Paulo agora conta com uma nova ferramenta para envio de alertas de emergência em tempo real, o Cell Broadcast, que permite que moradores de áreas de risco recebam mensagens diretamente em seus celulares, sem necessidade de cadastro prévio. O sistema entrou oficialmente em operação na semana passada e deverá estar disponível em todas as áreas de risco do país até 2025.
O Cell Broadcast emite alertas severos ou extremos, como desastres naturais (alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra) ou situações causadas pelo homem. Qualquer celular conectado a uma antena de telefonia e com sinal 4G ou 5G receberá uma mensagem de alerta, que será destacada com um sinal sonoro e uma tela travada, que só pode ser fechada pelo usuário. Além de informar sobre os riscos iminentes, os alertas também indicam locais de evacuação e pontos seguros.
Esse novo sistema complementa os alertas já enviados via SMS e WhatsApp, com a diferença de que as mensagens são sobrepostas ao conteúdo em uso no celular, sem a necessidade de interação inicial do usuário. Mesmo que o celular esteja em modo silencioso, o alerta será emitido com um sinal sonoro em casos de riscos extremos.
São Paulo foi pioneiro nos testes dessa tecnologia, realizando demonstrações em agosto, especialmente em São Sebastião e em outros dez municípios do Sul e Sudeste. O Cell Broadcast será disponibilizado para todos os municípios dessas regiões até o final de 2024, com a nacionalização do projeto prevista para 2025.