
Hoje, dia 22 de maio, comemora-se o Dia do Apicultor, que é quem cria ou trata de abelhas, e para marcar a data, a Tribuna do Norte passou uma manhã no sítio da Estação do Mel, que fica em Pindamonhangaba.
O café da manhã conta com diversas opções de alimentos, com ingredientes naturais e opções sem glúten, veganas e vegetarianas.
O espaço, localizado dentro da Serra da Mantiqueira, possui mais de 1500 colmeias de diversas espécies de abelhas, com produção de mel, própolis, pólen e geleia real, dentre outros produtos.
O sítio também oferece a oportunidade para pessoas vivenciarem o contato com as abelhas e a produção de mel, em ambiente controlado e seguro, uma vez por mês durante o Café com Abelhas.
Uma vez por mês, a Estação do Mel abre a porteira para receber os visitantes, que são recepcionados pelos proprietários Celso Cavalcante e Nancy, para um café da manhã especial, com ingredientes naturais e opções sem glúten, veganas e vegetarianas, pensadas para acolher com sabor e cuidado diferentes estilos de vida e uma vista deslumbrante para as montanhas.
A seguir, todos são conduzidos para participar de uma palestra exclusiva com Celso Cavalcante, especialista com mais de 40 anos de experiência na criação de abelhas e produção de mel. Biólogo, farmacêutico, apicultor, meliponicultor, professor do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e técnico em agropecuária, Celso se destaca por sua expertise em alta produtividade apícola e criação de abelhas-rainhas selecionadas, tendo conduzido, por aproximadamente 10 anos, a maior criação de rainhas do Brasil no Instituto de Zootecnia de São Paulo.
Na palestra, além de muita informação, os visitantes têm a oportunidade de degustar diversos tipos de mel, própolis, pólen e geleia real.
Ao fim, em ambiente seguro e controlado, Celso apresenta algumas espécies de abelhas em suas colmeias, mostrando como elas se reproduzem e produzem o mel.
O Café com Abelhas tem duração de aproximadamente 4 horas, começando às 9h da manhã e encerrando por volta das 13h. O evento acontece uma vez por mês, sempre em um domingo. A próxima edição será em 15 de junho.
A Estação do Mel está localizada em um ponto privilegiado da Serra da Mantiqueira, no caminho para Campos do Jordão, um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil. Fácil acesso pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), ao lado direito do túnel no sentido Campos do Jordão.
Mais informações sobre todas as atividades da Estação do Mel, bem como reservas para a participação no Café com Abelhas, estão no site estacaodomel.com.br.