
A cidade de Juárez, no México, conhecida mundialmente pelos elevados índices de feminicídio, serviu como inspiração para o espetáculo Matadouro, da Cia Mônica Alvarenga, cuja estreia será no Teatro Galpão, em Pindamonhangaba, no dia 15 de junho, às 19h, com entrada gratuita e classificação 18 anos.
Matadouro é um espetáculo que une dança, teatro e canto, com o intuito de abordar e refletir sobre a violência contra as mulheres. O roteiro nasceu de uma profunda investigação crítica e política sobre os casos de feminicídio em Juárez (México), mas não se limita apenas ao contexto mexicano. A peça destaca que a violência de gênero é uma realidade global, presente também no Brasil, que registra um caso de feminicídio a cada 6 horas.
O espetáculo é uma resposta à persistente violência contra mulheres e busca despertar um senso de urgência e justiça na sociedade. Para Mônica Alvarenga, diretora do espetáculo, a arte é uma poderosa ferramenta de denúncia e transformação. O elenco de Matadouro é composto por 5 mulheres. Matadouro oferece à sociedade uma reflexão profunda sobre o valor da vida das mulheres e a urgência de políticas eficazes contra a violência de gênero.
OFICINA: A Oficina de Dança Expressionista com a Cia Mônica Alvarenga, acontece no mesmo dia do espetáculo, às 10h, e irá explorar as linguagens da dança expressionista através do espetáculo “Matadouro”, aberta para mulheres e homens a partir de 16 anos, sem necessidade de experiência prévia. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail matadouroproac@gmail.com ou no local.